Estudos da Palavra de Deus
Estudos da Palavra de Deus
Estudos da Palavra de DeusHome

A -   A +        Imprimir   

Carta 1 Tessalonicenses 5:23 + Hebreus 4:12

Espírito ou Alma, Vida, Coração, Fôlego da Vida, Respiração...

"A Sinonímia Que Confundiu A Interpretação Da Palavra Do SENHOR"

• Sumário - links ativos: 1. Introdução - 2. Carta 1 Tessalonicenses 5:23 e Carta aos Hebreus 4:12 - 2.1. As Traduções da Palavra de Deus Estão Erradas - 2.2. Carta 1 Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 23 - 2.3. Carta aos Hebreus, capítulo 4, versículo 12 - 2.4. A Plenitude do Espírito e as Funções do Corpo da Carne - 2.5. O Espírito Santo Gerou o Filho do SENHOR Deus no Corpo Humano - 2.6. O Espírito Humano e o Aborto - 3. Destacando os textos com as expressões "espírito" e "alma" para o significado "vida" - 3.1. O Fôlego da Vida e a Alma Vivente - 3.2. No Sangue Está a Vida da Carne - 3.2.1. No Sangue Está ou o Sangue É, a Alma (Vida) da Carne? - 3.2.2. Corpo da Carne, Sangue e Espírito do Homem - 3.2.3. Comer a Carne com Sangue - 3.2.4. Transfusão de Sangue Entre Seres Humanos - 3.2.4.1. Sangue dos Animais - 3.2.5. Sangue Puro e Sangue Impuro - 3.3. Desfazendo as Ambiguidades 1 - 3.4. Desfazendo as Ambiguidades 2 - 3.5. Desfazendo as Ambiguidades 3 - 3.6. Desfazendo as Ambiguidades 4 - 4. Emoções e Sentimentos Estão no Espírito, na Alma, ou nos Dois? - 4.1. Emoções e Sentimentos na/da Alma - 4.2. Emoções e Sentimentos no/do Espírito - 5. Dons do Espírito Santo - 6. Os Espíritos Malignos - 7. Quando o Ser Humano Morre - 8. Conclusão.

Apêndices:
Referências da Palavra de Deus, identificando as variações dos significados em seus contextos:
| Apêndice 1 - Espírito | Apêndice 2 - Alma | Apêndice 3 - Vida | Apêndice 4 - Coração | Apêndice 5 - Fôlego |

Quadro comparativo das referências espírito, alma, vida, coração e fôlego, em versículos:
| Apêndice A - Quadro comparativo de versículos |

Acessar Arquivo .PDF

Anterior     Página 1     Página 2

3.3. Desfazendo as Ambiguidades 1

Ambiguidade significa, falta de clareza das palavras ou expressões, que pode causar várias interpretações. Entretanto, uma aparente ambiguidade pode ser anulada quando tem-se o correto e verdadeiro significado de uma expressão dentro de um contexto.

A Palavra de Deus expressa que a "alma é vivente", ou seja, a alma vive, a alma tem vida, diferentemente de afirmar que a alma é a vida. Se eu usar a expressão "alma", para afirmar que ela é a "vida", crio uma ambiguidade, pois, seria dizer, substituindo a expressão alma de "alma vivente", estaria afirmando, também, que a "vida é vivente". Há diferença quando afirmo que "meu coração tem alegria" em comparação com a frase "meu coração é alegria", são entendimentos diferentes.

Se a alma vive, ela está apresentando uma condicionante para ser viva ou vivente, sendo assim, ela não poderia ser chamada de vida. Algo dá vida ao ser humano para ser reconhecido como alma vivente, assim, a alma depende de algo para ser viva, senão, seria simplesmente "alma", não permitindo ou sendo desnecessário o acréscimo do adjetivo "vivente", para que na frase não houvesse redundância, como se dissesse, ilustrando, "água molhada" ou "açúcar adocicado".

A alma não é a fonte da vida. A fonte da vida é o Espírito da vida.

Entretanto, se a expressão "vivente" tem sentido de dar entendimento à "manifestação da existência do homem com vida" na terra, tipo, o "ser vivente", ou, "estar com vida", ou, "estar vivo", poderei aceitar a expressão "alma vivente". Mas, nas coisas da Palavra de Deus não se admite e nem se valida ambiguidades, pois, o único que dá, e é, a vida, é o Espírito da vida.

Outros textos da Palavra de Deus para considerar:
Livro de Gênesis, capítulo 19, versículos 19 e 20, diz:
"19. Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra.
20. Eis agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena: ora para ali me escaparei, para que a minha alma viva". (destaque meu)

Livro 2 Samuel, capítulo 11, versículo 11, diz:
"E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe meu senhor e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa". (destaque meu)

Considerando: Os dois textos acima, Gênesis 19:19 e 20 e 2 Samuel 11:11, demonstram que a vida da alma está em direta dependência do espírito da vida, dado pelo SENHOR Deus. Se trouxer ao entendimento que, a expressão alma pode ser substituída pela expressão "vida", como interpretar o que já vimos acima: "Fôlego da vida" e "fôlego de espírito da vida"? A alma não é a vida, mas, o espírito da vida, este sim, é a vida. Com o espírito da vida, a vida se manifesta no corpo humano, passando a ser a manifestação que dá a conhecer, trazendo à luz, a existência da vida, e, pode ser chamada de alma vivente, ser vivente, corpo vivente, homem vivente ou criatura vivente. Todas essas expressões têm o mesmo significado. A expressão alma vivente é uma designação dada à condição de estar com vida. Alma não é um ser ou essência imaterial autônoma ou autoexistente. A cultura grega pode ter influenciado para essa confusão tentando substituir a expressão "espírito" pela expressão "alma".

Livro de Jó, capítulo 10, versículo 1, diz:
"A minha alma tem tédio de minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma". (detaque meu)

Livro de Jó, capítulo 7, versículo 11, diz:
"Por isso, não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma". (detaque meu)

Considerando: Em Jó 10:1, é uma das frases que confundem quando interpretadas dando à expressão alma um significado diverso de espírito. Existem textos em que são empregadas as frases "meu coração está amargurado" e, também, "minha alma está amargurada", identificando que não há diferença. As expressões "alma" e "vida" na frase em Jó 10:1, "A minha alma tem tédio de minha vida", podem ser substituídas. Posso substituir a expressão "alma" por "espírito" com a seguinte frase: "O meu espírito tem tédio de minha vida". Por quê? A expressão "alma" está se referindo ao "espírito" que dá a vida ao corpo carnal. Jó está afirmando e lamentando que, a alma ou espírito que lhe dá a possibilidade de existir (viver, vida, vivente), tem tédio da forma como essa vida (existência, viver, vivente) está acontecendo, se manifestando ou vivendo. Quando uso a frase "vivo uma vida tranquila", a expressão "vivo" é a ação de viver do ser vivente. A "vida tranquila" é o modo como a minha existência ou o meu dia após dia aparentemente se apresenta. Quem dá a condição, a vida ao corpo, para existir, é o espírito.

No final do texto, Jó diz, "falarei na amargura da minha alma", sendo que, nessa frase, a amargura é do espírito que dá a vida. O espírito está amargurado. Quando o espírito, que dá existência como ser vivente, alma ou vida ao corpo, estiver amargurado, todo o corpo padece.

Considerando: Em Jó 7:11, constatam-se duas frases: "angústia do meu espírito" e "amargura da minha alma". As expressões angústia e amargura adjetivam espírito e alma, respectivamente, compreendendo, estas, o mesmo significado. São abundantes essas ocorrências na Palavra de Deus, trazendo o cuidado sobre a expressão "alma" tendo em vista a influência de interpretações com influência da literatura grega. Importa afirmar que não há diferença quando se diz "angústia do meu espírito" ou "angústia da minha alma"; nem, também, "amargura do meu espírito" ou "amargura da minha alma".

Livro dos Salmos, capítulo 66, versos 8 e 9, diz:
"8. Bendizei, povos, ao nosso Deus e fazei ouvir a voz do seu louvor; 
9. Ao que sustenta com vida a nossa alma e não consente que resvalem os nossos pés". (detaque meu)

Considerando: A expressão "alma", neste Salmo 66, no verso 9, significa "espírito". Poderia escrever, "ao que sustenta com vida o nosso espírito", pois, está afirmando que o SENHOR Deus mantém ou sustenta com vida o espírito, tendo em vista que, o espírito é a fonte da vida do corpo da carne e a "alma", neste contexto refere-se ao "espírito", como um sinônimo.

3.4. Desfazendo as Ambiguidades 2

Mais versículos relacionados nessa questão:
Livro 1 Reis, capítulo 17, versículos 21 e 22, diz:
"21. Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele
22. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu". (destaques meus) 

Evangelho de Lucas, capítulo 8, versículo 55, diz:
"E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer". (destaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículos 9 e 10, diz:
"9.  E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto
10. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está". (destaque meu)

Carta de Tiago, capítulo 2, versículo 26, diz:
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta".

Livro do Apocalipse, capítulo 11, versículo 11, diz:
"E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram". (destaque meu)

Considerando: Em breve síntese, destacando apenas esses versículos, entre outros, temos: nas duas situações as almas dos meninos tornaram a entrar neles, ou seja, a vida tornou a manifestar neles. A alma ou vida que tornou a entrar nos meninos é o espírito que dá vida ao corpo humano, que faz manifestar ou passa a ser chamada, também, a alma vivente. Nos eventos, poderiam afirmar que o espírito da vida tornou a entrar neles, tendo o mesmo significado. A Palavra de Deus em Tiago 2:26, afirma que o corpo sem o espírito está morto, mais uma vez ensinando que o espírito dá vida ao corpo do ser humano.

3.5. Desfazendo as Ambiguidades 3

Nessa breve exposição põem-se realçadas as evidências de que, somente o Espírito da vida tem a vida em si mesmo.

Somente o Espírito é a vida.

A alma não tem vida em si mesma. A alma é uma manifestação ou condição decorrente da presença do espírito da vida na pessoa. Sem o espírito da vida, não há vida, não há manifestação, não há alma vivente, não há ser vivente, não há homem vivente.

Nos textos do livro de Jó e do profeta Isaías, que seguem, a primeira impressão é no sentido de que são encontradas aparentes diferenças entre alma e espírito, mas, verdadeiramente, são redundâncias de textos dentro do mesmo contexto.

Livro de Jó, capítulo 12, versículos 9 e 10, diz:
"9. Quem não entende por todas estas coisas que a mão do Senhor fez isto.
10. Que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana"? (destaque meu)

Livro de Jó, capítulo 33, versículo 4, diz:
"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida". * (destaque meu)
• Palavra de Eliú* - Essa passagem é fiel porque Eliú não foi reprovado pelo SENHOR Deus pelas suas palavras dadas a Jó, diferentemente dos outros três amigos deste.

Livro de Jó, capítulo 34, versículo 14, diz:
"Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse de si o seu espírito e o seu fôlego". (destaque meu)

Livro do profeta Isaías, capítulo 26, versículo 9, diz:
"Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça". (destaque meu)

3.6. Desfazendo as Ambiguidades 4

Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículo 28, diz:
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo". (detaque meu)

Evangelho de Lucas, capítulo 12, versículos 4 e 5, diz:
"4. E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer. 
5. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei".

Livro de Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7, diz:
"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". (detaque meu)

Evangelho de Lucas, capítulo 23, versículo 46, diz:
"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 59, diz:
"E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito". (detaque meu)

Considerando: Os textos dos Evangelhos de Mateus 10:28 e Lucas 12:4 e 5, referem-se ao mesmo contexto. No texto de Lucas há a omissão da expressão "alma" que ocorre no texto de Mateus.

Ao que parece, a influência do grego nas traduções da Palavra de Deus insistiram em imprimir a expressão "alma". Os versículos com significados e contextos iguais confirmam que o espírito é a fonte da vida e, também, aquele que será salvo ou irá à perdição eterna. O espírito é absoluto, sendo a fonte da vida, que dá vida ao corpo da carne com perfeita manifestação em todos os mínimos detalhes conforme criou o SENHOR Deus.

◊ • • • • • • • • • • • • ◊

4. Emoções e Sentimentos Estão no Espírito, na Alma, ou nos Dois?

Da Palavra de Deus, destaco algumas expressões que nos textos são relacionadas ao espírito: adivinhação, aflição, alegria, altivez, amargura, amor, angústia, anticristo, ardor, contrição, demônio imundo, depressão, desfalecimento, desmaio, do mundo, enfermidades, enganadores, erro, escravidão, faccioso, falsidade, familiar, fé, feitiçaria, fervoroso, fidelidade, fortaleza, humildade, impaciência, impureza, imundo, ira, justiça, luxúria, maus, mentira, malignos, mansidão, moderação, mudo, paciência, perturbação, pobres, profundo sono, prostituição, quebrantamento, revelação, sabedoria, santidade, tribulação, tristeza, vida, vivificante.

Da Palavra de Deus, destaco algumas expressões que nos textos são relacionadas à alma: abatimento, abençoar, afligir, amargura, amor, angustiar, atormentar, cansar, chorar, definhar, deleitar, desejar, desfalecer, desmaiar, desnudar, enamorar, enfadar, enfastiar, expiar, generosidade, humilhar, inconstância, indolência, justa, lembrar, ligar com outra alma, louvar, odiar, orgulho, pecar, perturbação, repugnar, resgatar, sarar, sede, tédio, tristeza, vida, vivente.

Considerando: Comparando algumas passagens encontradas na Palavra de Deus que apresentam as expressões "alma e espírito", enfatizando o aspecto do sentimento e emoção, para ambas as expressões são encontrados textos com o mesmo contexto.

Exemplificando, são encontrados textos com: alma angustiada e espírito angustiado; aflição na alma e aflição no espírito. Entre os textos fica em evidência a relação sinonímica, no sentido de que alma e espírito são apenas designações diferentes. Verificando todos os versículos onde ocorrem alma e espírito relacionados a sentimento ou emoção, é unânime que não apresentam diferença contextual.

Convém ressaltar que, os tradutores, sobre esse aspecto do real significado das expressões alma e espírito, sabiam que isso geraria ambiguidade.

Não é possível, também, definir para a expressão "vida", uma correspondência somente à alma ou somente ao espírito, conforme os textos da Palavra de Deus.

4.1. Emoções e Sentimentos na/da Alma

Livro de Gênesis, capítulo 42, versículo 21, diz:
"Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós essa angústia". (destaque meu)

Livro dos Juízes, capítulo 10, versículo 16, diz:
"E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel". (destaque meu)

Livro 1 Samuel, capítulo 2, versículo 33, diz:
"O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil". (detaque meu)

Livro 2 Reis, capítulo 4, versículo 27, diz:
"Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou". (detaque meu)

Livro de Jó, capítulo 7, versículo 11, diz:
"Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma". (detaque meu)

Livro de Jó, capítulo 10, versículo 1, diz:
"A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma". (detaque meu)

Livro dos Salmos, capítulo 88, verso 3, diz:
"Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura". (detaque meu)

Evangelho de Mateus, capítulo 26, versículo 38, diz:
"Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo". (detaque meu)

Evangelho de João, capítulo 12, versículo 27, diz:
"Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora". (detaque meu)

4.2. Emoções e Sentimentos no/do Espírito

Livro de Gênesis, capítulo 6, versículo 17, diz:
"E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito". (detaque meu)

Livro de Gênesis, capítulo 41, versículo 8, diz:
"E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse". (detaque meu)

Livro do Êxodo, capítulo 6, versículo 9, diz:
"Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão". (detaque meu)

Livro de Números, capítulo 14, versículo 24, diz:
"Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá por herança". (detaque meu)

Livro de Deuteronômio, capítulo 2, versículo 30, diz:
"Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor teu Deus endurecera o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração para to dar na tua mão, como hoje se vê". (detaque meu)

Livro 1 Samuel, capítulo 1, versículo 15, diz:
"Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor". (detaque meu)

Livro 2 Samuel, capítulo 17, versículo 8, diz:
"Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo". (detaque meu)

Livro de Jó, capítulo 7, versículo 11, diz:
"Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma". (detaque meu)

Livro dos Salmos, capítulo 34, verso 18, diz:
"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito". (detaque meu)

Livro dos Salmos, capítulo 142, verso 3, diz:
"Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então, conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, ocultaram um laço". (detaque meu)

Livro dos Salmos, capítulo 143, verso 4, diz:
"Pelo que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado". (detaque meu)

Livro dos Provérbio, capítulo 18, versículo 14, diz:
"O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará?" (detaque meu)

◊ • • • • • • • • • • • • ◊

5. Dons do Espírito Santo

Carta 1 Coríntios, capítulo 12, versículos 4-11, diz:
"4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 
5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 
6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 
7. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 
8. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 
9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 
10. E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 
11. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer". (detaques meus)

Carta 1 Coríntios, capítulo 14, versículo 12, diz:
"Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja". (detaque meu) 

Carta aos Efésios, capítulo 4, versículos 10-12, diz:
"10. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 
11. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 
12. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo". (detaque meu)

O SENHOR Deus concede aos homens dádivas, dons espirituais, que os capacitam com poder para algo ou tragam algum conhecimento específico para a zelosa obra da edificação da Igreja. Quando a Palavra de Deus fala em "dons espirituais", está se referindo às dádivas concedidas originárias do Espírito Santo.

Exemplos:
Livro do Êxodo, capítulo 28, versículo 3, diz:
"Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal". (detaque meu)

Livro do Êxodo, capítulo 31, versículo 3, diz:
"E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor". (detaque meu)

Livro de Números, capítulo 11, versículo 17, diz:
"Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho". (detaque meu)

Livro de Deuteronômio, capítulo 34, versículo 9, diz:
"E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés". (detaque meu)

Evangelho de Marcos, capítulo 3, versículos 14 e 15, diz:
"14. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar 
15. E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios". (destaque meu)

Ocorreram edições da Palavra de Deus, nas quais, por exemplo, no livro de Números, capítulo 11, versículo 17 (Nm 11:17), encontra-se a expressão "espírito", escrita com a letra "e" minúscula, mas pelo contexto, o caractere "e", deve ser maiúsculo, "E", pois está referindo-se ao Espírito Santo de Deus. No texto referenciado o SENHOR Deus fala que tirará do Espírito que está sobre/em Moisés. No caso de Deuteronômio 34:9, o caractere "e" é maiúsculo, mesmo havendo edições em minúsculo. Moisés é ungido e tem dons de Deus. Esses dons, são dádivas, que dão capacitações, ou talentos, ou poderes divinos, e são virtudes espirituais. Esses que receberam do mesmo Espírito que estava sobre Moisés, quando repousou sobre eles o Espírito, diz nos versículos 25 e 26 seguintes, que eles profetizavam. Quem profetiza somente o faz pelo Espírito de Deus, sendo o caso, aqui.

Sendo a sabedoria um dom do Espírito Santo, um dom de Deus, esse dom é divino e é Deus quem fala pelo seu Espírito. Exemplo do dom da cura, quem cura é o próprio Deus, pelo dom concedido. Deus nos dá do seu Espírito Santo, e, pelo mesmo Espírito Santo, acrescenta dons e virtudes para o aperfeiçoamento dos santos e, consequentemente, a edificação da igreja.

A "sabedoria" que Moisés e Josué receberam não se iguala à sabedoria humana. A sabedoria humana é da parte do espírito do homem, do espírito do mundo, conforme o apóstolo Paulo ensina na carta aos Coríntios:

Carta 1 Coríntios, capítulo 2, versículos 6-16, diz:
"6. Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 
7. Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória
8. A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 
9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 
10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus
11. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus
12. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 
13. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 
14. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido
16. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo". (destaques meus)

Livro do Profeta Isaías, capítulo 11, versículo 2, diz:
"E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor ao Senhor". (detaque meu)

Livro do Profeta Isaías, capítulo 59, versículo 21, diz:
"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: O meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre". (detaque meu)

Livro do Profeta Isaías, capítulo 61, versículo 1, diz:
"O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 6, versículo 10, diz:
"E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versículo 18, diz:
"E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 14, versículos 8-10, diz:
"8. E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado. 
9. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 
10. Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículo 28, diz:
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". (detaque meu)

Carta 2 Timóteo, capítulo 1, versículo 17, diz:
"Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação". (detaque meu)

Carta Tiago, capítulo 4, versículo 5, diz:
"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes"? (detaque meu)

Compreende-se, pela Palavra de Deus, que o SENHOR Deus concede aos homens capacidades, dons, poder, que são/estão do próprio Espírito Santo, manifestando conforme Ele quer e para o que for útil - 1 Coríntios 12:7 e 11.

◊ • • • • • • • • • • • • ◊

6. Os Espíritos Malignos

Os espíritos malignos são seres espirituais com poderes para finalidades diversas, sendo: causar enfermidades, atormentar, mentir, enganar com astúcia, prostituir, escravizar, adivinhar, enfeitiçar, alienar, e outras. Os espíritos malignos estão no mundo, e são deste, agindo segundo a eficácia de Satanás. Satanás é o senhor dos espíritos malignos.

Nessa parte analisada não é encontrada a expressão "alma" referindo-se aos espíritos malignos.

Livro de Levítico, capítulo 20, versículo 27, diz:
"Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá, serão apedrejados, o seu sangue será sobre eles". (detaque meu)

Livro de Deuteronômio, capítulo 18, versículos 10 e 11, diz:
"10.  Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
11. Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte a mortos". (detaques meus)

Livro dos Juízes, capítulo 9, versículo 23, diz:
"Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque". (detaque meu)

Livro 1 Samuel, capítulo 16, versículos 16 e 23, diz:
"16. Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
23. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele". (detaque meu)

Livro 1 Samuel, capítulo 28, versículos 7 e 8, diz:
"7. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
8. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser". (detaques meus)
(Obs: Neste site há uma exposição sobre esse assunto na seção das Perguntas e Respostas. Acessar » É possível consultar mortos?)

Livro 1 Reis, capítulo 22, versículos 21 e 22, diz:
"21. Então saiu um espírito e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
22. E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim". (detaques meus)

Livro do Profeta Isaías, capítulo 8, versículo 19, diz:
"Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram; porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos"? (detaque meu)

Livro do Profeta Isaías, capítulo 19, versículo 3, diz:
"E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros". (detaque meu)

Livro do Profeta Oséias, capítulo 4, versículo 12, diz:
"O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus". (detaque meu)

Livro do Profeta Oséias, capítulo 5, versículo 4, diz:
"Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao Senhor". (detaque meu)

Livro do Profeta Miquéias, capítulo 2, versículo 11, diz:
"Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo". (detaque meu)

Livro do Profeta Zacarias, capítulo 13, versículo 2, diz:
"E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza". (detaque meu)

Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículo 1, diz:
"E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda enfermidade e todo o mal". (detaque meu)

Evangelho de Mateus, capítulo 12, versículos 43-45, diz:
"43. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
44. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
45. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim será também a esta geração má". (detaque meu)

Evangelho de Marcos, capítulo 1, versículo 26, diz:
"Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamado com grande voz, saiu dele". (detaque meu)

Evangelho de Marcos, capítulo 9, versículo 25, diz:
"E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: espírito mudo e surdo, eu te ordeno, sai dele e não entre mais nele". (detaques meus)

Evangelho de Lucas, capítulo 8, versículo 2, diz:
"E as mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades, Maria chamada Madalena, da qual saíram sete demônios". (detaques meus)

Evangelho de Lucas, capítulo 13, versículo 11, diz:
"E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versículo 7, diz:
"Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz, e muitos paralíticos e coxos eram curados". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 16, versículos 16-18, diz:
"16. E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu". (detaque meu)

Atos dos Apóstolos, capítulo 19, versículo 15, diz:
"Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço Jesus, e bem sei quem é Paulo, mas vós quem sois"? (detaque meu)

Carta 2 Coríntios, capítulo 11, versículo 4, diz:
"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis". (detaque meu)

Carta aos Efésios, capítulo 2, versículo 2, diz:
"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência". (detaque meu)

Carta 1 Timóteo, capítulo 4, versículo 1, diz:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios". (detaque meu)

Carta 1 João, capítulo 4, versículos 1-6, diz:
"1. Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3. E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
4. Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo
5. Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve. 
6. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro". (detaque meu)

Livro do Apocalipse, capítulo 16, versículos 13 e 14, diz:
"13. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios, os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso". (detaques meus)

Diante da incontável possibilidade de ações, manifestações, rituais e crenças, os espíritos malignos que existem e agem na face da terra são todos subordinados ao seu príncipe, Satanás (que é o Diabo, a Serpente, o Dragão). A autoridade suprema e regente do Reino das Trevas é Satanás. São incontáveis as aparências, os modos de adoração, execução de rituais, doutrinas etc., mas, o senhor de todos é apenas um, Satanás.

Prenda-se a conhecer a Palavra de Deus e o seu SENHOR. Não fique preocupado em conhecer ou aprofundar-se nas obras e deuses das trevas. Quanto mais conhecer sobre o Reino da Luz, mais o Reino das Trevas será revelado e discernido.

◊ • • • • • • • • • • • • ◊

7. Quando o Ser Humano Morre

Livro de Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7, diz:
"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". (detaque meu)

Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículo 28, diz:
"E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo". (detaque meu)

Evangelho de João, capítulo 6, versículo 63, diz:
"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são Espírito e vida". (detaque meu) 

Carta de Tiago, capítulo 2, versículo 26, diz:
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". (detaque meu)

Carta 1 Coríntios, capítulo 6, versículo 20, diz:
"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". (detaque meu)

Considerando: Para o espírito do homem existem somente duas eternidades após sair deste mundo: perdição eterna ou salvação eterna. É o espírito que será salvo ou irá à perdição. A expressão "alma", empregada, pode causar ambiguidade conforme já considerado neste estudo. A expressão "espírito" é a correta, pois, ele é, originariamente, quem o SENHOR Deus deu para que o corpo passasse a ter vida. O espírito dá e é a vida do corpo da carne. O espírito traz ao corpo todas as funções em toda a sua perfeição, conforme o SENHOR Deus criou.

Livro do Apocalipse, capítulo 6, versículo 9, diz:
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram". (detaque meu)

Livro do Apocalipse, capítulo 20, versículo 4, diz:
"E vi tronos, e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos". (detaque meu)

Considerando: Essas "almas" vistas nos textos do livro do Apocalipse, referem-se aos corpos transformados que tiveram acesso ao Reino dos Céus. São os espíritos dos salvos. Sem adentrar na interpretação os textos, mas apenas, mais uma vez, deixar firmado que a expressão "alma" advém da original expressão "espírito". Lembrando sempre: as expressões espírito, alma, fôlego da vida e vida, são sinônimas.

◊ • • • • • • • • • • • • ◊

8. Conclusão

O Corpo da Carne: Quando morremos, o nosso corpo carnal, é enterrado, volta ao pó e é consumido, pois, a natureza terrena pertence ao mundo, esta terra, conforme diz a Palavra de Deus. A carne é essência deste mundo, deste reino e, não tem acesso ou herança junto ao Reino dos Céus. No Reino dos Céus não entra corrupção ou impureza.

Espírito - Alma - Vida - Fôlego de Vida: Espírito - Alma - Vida - Fôlego da Vida: Restou provado que as expressões utilizadas na Palavra de Deus, espírito, alma, vida e fôlego da vida, são sinônimas. Segundo a Palavra de Deus, a essência e princípio da vida é o Espírito Santo. Os gregos acreditam, unanimemente, que a alma é o princípio da vida - essa afirmação é falsa diante da Palavra de Deus.

A cultura grega, à época, pode ter promovido influência na escrita dos textos e, consequentemente, as ambiguidades e os conflitos de interpretação sobre espírito e alma.

O SENHOR Deus deu ao homem o espírito, para a vida do corpo. No espírito estão contidas todas as informações para que o corpo funcione/viva perfeitamente. Corpo carnal e espírito são as duas essências que se manifestam para a existência de um ser humano, conforme apresenta a Palavra de Deus.

O espírito vivifica o sangue, e este a carne do corpo. Por isso, diz a Palavra de Deus que no sangue está a vida ou a alma da carne, proibindo ingerir a carne com seu sangue.

O sangue não tem em si mesmo a vida. O sangue depende do espírito para ser vivificado e irrigar toda a carne do corpo. O espírito transmite ao sangue todas as informações nele contidas. O sangue pode ser puro ou impuro, conforme o espírito que o vivifica. O Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus, tinha na terra, sangue puro e imaculado, pois não havia impureza ou pecado em seu espírito. O sangue que não é santificado pelo Espírito Santo, é impuro. Os espíritos malignos agem diretamente no espírito da pessoa, podendo contaminar e corromper de diversas formas.

Comer carne de animal com sangue ou fazer transfusão de sangue, diante do que foi interpretado, não deve ser realizado. Além de ser a vida da carne enquanto age o espírito, no sangue estão contidas as informações do espírito que o vivificava.

Mediante os exemplos apresentados na apresentação, e mais aqueles acrescidos do Quadro Comparativo (Apêndice A), pode-se ter as mesmas condições para espírito, alma, vida e fôlego da vida, cabendo estar firmado que o SENHOR Deus formou o espírito dentro do homem e este é a essência da manifestação da vida. As demais expressões, alma, vida e fôlego da vida são sinônimos acessórios que fazem referência ao espírito.

Conforme demonstrado, alguns textos da Palavra de Deus apresentam contradição diante do contexto amplo, identificando expressões inseridas para ajustar ao entendimento do tradutor da edição ou por interesse doutrinário.

Anterior     Página 1     Página 2

Apêndices:
Referências da Palavra de Deus, identificando as variações dos significados em seus contextos:
| Apêndice 1 - Espírito | Apêndice 2 - Alma | Apêndice 3 - Vida | Apêndice 4 - Coração | Apêndice 5 - Fôlego |

Quadro comparativo das referências espírito, alma, vida, coração e fôlego, em versículos:
| Apêndice A - Quadro comparativo de versículos |

Acessar Arquivo .PDF

Sergio Luiz Brandão
Atualização: 23.05.2023

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...