Estudos da Palavra de Deus
Estudos da Palavra de Deus
Estudos da Palavra de DeusHome

A -   A +        Imprimir   

Êxodo

Quando Deus ouve e atende a voz de seu povo, para o mal.

Estudo bíblico foi originado no livro do Êxodo, capítulo 32, da Bíblia Sagrada.

Inicio este estudo bíblico, do versículo 19 ao 24, que diz:
" 19. E aconteceu que chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
20. E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
21. E Moisés disse a Aarão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
22. Então disse Aarão: Não se acenda a ira do meu senhor: tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
23. E eles me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque não sabemos que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
24. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o: e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro. "

Esta passagem bíblica que acima transcrevi, inicialmente, veio ao meu entendimento quando desenvolvia a questão número 007 das Perguntas e Respostas Bíblicas, onde é abordado o assunto: A mulher pode assumir a liderança, pastoreio, bispado, presbitério, apostolado na Igreja de Jesus Cristo?

MAS, veio também, de aguardar mais um pouco. Haveria algo além daquele assunto para abranger e que será exposto aqui.

A maravilha dos ensinos do nosso Deus é que, de um determinado fato, são emergidas interpretações e revelações que abrem a dimensão dos segredos encobertos.

E, dentro do Velho Testamento - que alguns "acham" que é um amontoado de história inútil - estão guardados os segredos das verdades eternas.
Veja sobre isso nas Perguntas e Respostas Bíblicas: Jesus Cristo veio cumprir ou destruir a Lei do Velho Testamento?

Bom ... vamos ao texto da passagem bíblica ... vamos deixar fluir, trazer à luz o que está encoberto nela.

Moisés, o homem que Deus levantou para tirar o povo de Israel do jugo de Faraó no Egito, estava no Monte Sinai com Deus, de onde desceria com as tábuas do testemunho.

Moisés demorava no alto do Monte Sinai e, assim inicia o versículo primeiro do capítulo 32 do livro do Êxodo: "Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Aarão, e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós: porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu."

Em seguida, Aarão recolheu ouro do povo e fez um bezerro de fundição. Então o povo disse: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

Enquanto isso, Deus revela a Moisés no alto do Monte Sinai que o povo se corrompeu e depressa desviou do caminho, fazendo um bezerro de fundição perante o qual se inclinaram dizendo: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

Deus diz para Moisés que tem visto a obstinação do povo.

Daqui, voltamos ao texto base, com enfoque na frase que Moisés disse a Aarão no versículo 21:
" E Moisés disse a Aarão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? "

O segredo está na primeira parte da frase:" ... Que te tem feito este povo ..."

Aarão era o sumo sacerdote, da tribo de Levi, diante do povo de Israel.

O nosso Sumo Sacerdote, HOJE, é Jesus Cristo, o Senhor.

O que nos é dado para consideração profunda aqui é: O povo de Deus pediu para Aarão, o sumo sacerdote, outro deus, porque já estavam cansado de esperar pelo retorno de Moisés.
O povo estava com a "fé" em Moisés e não no Deus de Moisés. Moisés era o líder do povo, MAS, o povo ainda não discernia que a glória não era de Moisés, mas do único Deus.

Quando Deus fala que o povo é obstinado, está firmando a inclinação da carne em acreditar no que vê, não no que não vê.
A inclinação para querer respostas rápidas e sem muita espera.
O povo quer, atrelado a isso, um "ídolo", uma referência visível, para adorar e servir, conforme a natureza carnal, natural e maligna.

Fica absurdo e incoerente alguém, que já tem o único Deus verdadeiro, pedir "outro deus". Meio sem sentido ...

Outra observação que "parece" estranha é Aarão ter ouvido a voz do povo.

Sim, Aarão, o sumo sacerdote atendeu a voz do povo e trouxe pecado sobre o povo.

O detalhe: Moisés perguntou para Aarão: " ... Que te tem feito este povo ...", complementando a frase dizendo que Aarão trouxe sobre o povo o pecado, ou seja:

Aarão deu ouvidos e fez a vontade do povo, para condenação do povo.
Aarão fez a vontade do povo, para pecado do povo, NÃO DE AARÃO.

Aarão não foi punido pelo pecado, o pecado pertencia ao povo.
Aarão, o sumo sacerdote, ouviu a vontade do povo, mesmo sendo contra a vontade de Deus.

Aqui, para nós HOJE, Igreja de Jesus Cristo, os muitos fatos que ocorrem "parecendo ser vontade de Deus", MAS, na verdade, é a vontade do povo e, NÃO, a vontade de Deus sendo manifestada. Essas manifestações ocorrem através dos fatos que envolvem a Igreja de Jesus Cristo.

Motivo pelo qual citei logo no início que este estudo estava ligado a questão número 007 das Perguntas e Respostas Bíblicas, onde é abordado o assunto: A mulher pode assumir a liderança, pastoreio, bispado, presbitério, apostolado na Igreja de Jesus Cristo?

Enquanto conversava com Deus sobre a extensão da revelação, veio mais a passagem bíblica do primeiro livro do profeta Samuel, capítulo 8 (1 Sm 8:), com abordagem aos versículos:
" 1. E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2. E era o nome de seu filho primogênito Joel, e o nome do seu segundo Abia: e foram juízes em Berseba.
3. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo.
4. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5. E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos: constitui-nos pois agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o tem todas as nações.
6. Porém, esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
7. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto disserem, pois não te tem rejeitado a ti, antes a mim me tem rejeitado para eu não reinar sobre eles.
8. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, pois a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também te fizeram a ti.
9. Agora, pois, ouve a sua voz ... "

Destaque 1: Compreendeu? E HOJE?
HOJE, o povo se cansou do governo de Deus. Pede um governo (Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado, Vereador, Rei ...) dissimulando que é necessário um evangélico no governo ou em certos cargos da política da nação para que o Brasil mude.

Quem conhece a Bíblia e o Deus dela, sabe que isso é argumento mentiroso e contra a verdade da Palavra.
Quando é vontade de Deus, as circunstâncias concorrerão para que isso ocorra, diferente de "fabricar" uma por "desejar poder".

O povo evangélico pediu e foram eleitos muitos representantes nos cargos acima descritos. A maior parte escandalizou o nome de Deus Pai e Jesus Cristo e Sua Igreja, envolvendo em corrupção e outras coisas.

Depois desse resultado, produzido pelo próprio povo de Deus, tentam encobrir e, PIOR, tentam OBSTINADAMENTE, insistir no erro e pecado.

Eu, Sergio Luiz Brandão, não pedi, como membro do Corpo de Cristo, nenhum representante que falasse EM MEU NOME.
Eu, Sergio Luiz Brandão, não autorizei, como membro do Corpo de Cristo, nenhum representante que falasse EM MEU NOME.
Igreja de Jesus Cristo não é Associação, Sindicato ... etc

Não pedi ou autorizei que alguém falasse em nome do POVO EVANGÉLICO.
Quem fala em nome do povo de Deus é o próprio Deus.

Alguém pode levantar e dizer: Mas Deus constitui alguém ...

Sim, DEUS, SÓ ELE constitui. Esse é o detalhe que esqueceram. ELE CONSTITUI.

Não conforme a mentira mercadológica e suja que está dentro da Igreja de Jesus Cristo no Brasil.

Alguns ministérios transformaram a Igreja de Jesus Cristo. Aqui no Brasil, está enquadrada diante da Bíblia como uma prostituta.
Prostituta que vende o corpo em troca de favores.

A Igreja de Jesus Cristo, aqui no Brasil, porque quando fala "evangélico" generaliza o povo, está enquadrada diante da Bíblia como um corpo de corrupção.
Corpo de corrupção vendido "ao mercado do sistema deste mundo".

A CORRIDA PELO PODER ... CONFORME O SISTEMA DO MUNDO.

O povo de Deus está omisso em responsabilidades, aceitando os lobos livremente no meio evangélico.
O povo de Deus está acomodado e satisfeito aceitando os lobos livremente no meio evangélico.
Para se esquivar das suas responsabilidades, usa a frase feita: Deus julgará. Sim, Deus julgará inclusive os omissos que usam essa frase útil.

Existe um movimento dizendo que crente deve votar somente em candidato crente. Biblicamente isso é mentira. As coisas não são assim.
Sabe o que é isso? Falta ensinar a VERDADE DO QUE A BÍBLIA REALMENTE DIZ, assim, os lobos serão identificados e haverá maior discernimento quanto à real vontade de Deus.

Os lobos pensarão muito se quiserem corromper a Igreja, pois serão identificados e o Corpo de Cristo não aceitará, expelindo-os.
Também, certas denominações que se dizem evangélicas serão identificadas como heréticas ... já estão aí.

Em outra abrangência, as mulheres, por inveja, começaram o movimento de liderança feminina à frente da Igreja de Jesus Cristo, seguindo o espírito conforme o mundo faz, o espírito do movimento feminista.

As mulheres querem também suas "líderes", suas lideranças conforme o sexo, ... já existe até a Bíblia da mulher, para dar complemento e fortalecimento para a "nova fatia do mercado cristão". Sutilmente e dissimuladamente a Palavra de Deus vai sendo "moldada" aos interesses de espíritos de engano.

Há um grito mudo escondido nas entrelinhas das intenções dizendo:
Queremos líderes conforme a nossa vontade e entendimento!!!

Alguns podem dizer: Mas Deus confirmou com profecias!!!.
Também perguntei para Deus sobre isso e veio mais resposta, além do que você já leu acima, acrescentando a passagem que está no segundo livro das Crônicas, capítulo 18, que diz:
" 19. E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, a que suba, e caia em Ramote Gileade? Disse mais: Um diz desta maneira, e outro diz doutra.
20. Então, saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
21. E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e também prevalecerás: sai, e faze-o assim.
22. Agora pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas: e o Senhor falou o mal a teu respeito ... "

No texto acima de 2 Crônicas, o profeta Mica estava diante dos reis Josafá e Acabe e todos os outros profetas que profetizavam pelo espírito mentiroso, falavam apenas o que agradava os reis.

O profeta Mica profetizou e veio a revelação do espírito mentiroso que profetizava pelos profetas agradáveis aos reis.
Mica profetizou o mal, contrariando todos os profetas que envolviam os reis, que só profetizavam o bem.
MAS, a verdadeira profecia estava com o profeta Mica e, essa cumpriu-se.

Considerando todas essas coisas, que abrem um leque para tantas outras coisas, fica compreendido que Deus ouve a vontade do seu povo e, Ele faz a vontade do seu povo, para o mal e, nessa vontade satisfeita ocorre a morte espiritual do povo que, obstinados, foram movidos pelos seus sentimentos e vontades naturais.

Nem todos se arrependem dos erros e pecados e, os obstinados, procuram mantê-lo com todo o tipo de engano natural e maligno.

O primeiro fato como experiência que vivi foi no ano de 1998.

Na ocasião dessa experiência ocorreram muitas profecias, e também as profecias "fabricadas" com a frase muito comum hoje no meio evangélico: Profetiza meu irmão, profetiza minha irmã ... profetiza sobre isso ... profetiza sobre aquilo ..., determina ..., determina ..., você tem autoridade para profetizar ...

Sem alongar: Você só profetiza se Deus der a Sua palavra, você não pode profetizar de você mesmo ou tentar "fabricar" uma profecia, conforme seu interesse ou o calor do movimento que envolve, como se você fosse um deus.

ENTÃO, Deus também atende a voz do seu povo, PARA O MAL. Por quê?

Por causa do pecado que está embutido dentro do pedido.

Meditar é preciso ... e muito.

Sergio Luiz Brandão

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...