BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 003.1:

Quem pode ministrar a Santa Ceia?
Sendo cristão posso ministrá-la à minha família como nos moldes do Antigo Testamento e Novo Testamento?

Resposta:

Procurarei ser o mais simples e objetivo naquilo que a resposta permitir.

Não entrarei em considerações do tipo transubstanciação, consubstanciação, enfim. A ciência mata a simplicidade de Cristo e a leveza do Espírito Santo de Deus.

A simplicidade diz: Creio que, comendo do pão e tomando do vinho estou participando do Corpo de Cristo, pois a Palavra declara que o pão é sua carne e o vinho é o seu sangue. Participar da Santa Ceia é ato de fé, pois somente crendo na obra da redenção por Jesus Cristo participamos desse momento.

Da mesma forma o Batismo nas Águas, não é um mero ritual público como alguns ensinam, NÃO, é ato de fé, pois creio que ao mergulhar na água o velho homem é enterrado e ao ser levantado no mundo espiritual estou "renascendo", "ressuscitando" com Cristo, conforme assim ensina a Palavra de Deus. Carta de Paulo aos Colossenses, capítulo 2, versículo12, diz: " Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. " Ou seja, algo realmente acontece no ato do batismo, MAS, isso é para quem crê e vive pelo que a palavra afirma. Creia na Palavra.

Dei esse exemplo para confirmar que a Santa Ceia não é apenas também uma "encenação" com intuito de somente lembrar que Jesus é o Cordeiro de Deus e o pão é seu corpo e o vinho é seu sangue. NÃO! Algo acontece!

O Egito, para nós hoje, é a servidão debaixo do poder do espírito do mundo, escravos de satanás, sem salvação e em pecado para perdição eterna, fazendo a vontade do mundo, com aparência de livres, mas verdadeiramente escravos. ( Efésios 2:1-6)

Fiz uma pausa agora, e veio algo muito forte pelo Espírito Santo: "A páscoa celebrada no Velho Testamento, livro do Êxodo, capítulo 12 (aconselho ler para compreender e meditar), antecedeu a destruição dos primogênitos do Egito. Foi o último ato, extremo, diante da soberba, arrogância e exaltação de Faraó. "

No versículo 17 desse capítulo diz: " Guardai pois a festa dos pães asmos porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. " Por isso, Jesus é a nossa Páscoa (ver na Bíblia a primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 5, versículo 7 - 1Co 5:7) Páscoa no hebraico significa "Passagem". Jesus Cristo, o Cordeiro pascal.

Esse momento no Velho Testamento, já projetava para o futuro, o sacrifício do Cordeiro de Deus que levaria sobre si o pecado e resgataria para Deus um povo santo.

ASSIM ... Santa Ceia é a reunião dos santos, dos filhos de Deus, unidos pela fé na obra redentora de Jesus Cristo, o Cordeiro que foi sacrificado. O pão representa a sua carne e o vinho o seu sangue.

Do mesmo modo como as famílias se reuniam em suas casas, com convidados ou não, no Velho Testamento, assim hoje, no Novo Testamento, as famílias PODEM TAMBÉM, reunir para celebrar a Santa Ceia.

Aqui, entro em um campo delicado: Pelo fato de a Igreja, progressivamente, ter centralizado o povo no prédio igreja e desaconselhado, para não dizer proibido, os santos de se reunirem nas casas, adequadamente (sutilmente), foi removida a possibilidade de alguém saber como realizar uma Santa Ceia com a família.

Criou-se a imagem - para não dizer idolatria - de que o líder da congregação ou o ministério são os únicos entendidos de Santa Ceia e somente esses têm conhecimento, autoridade e poder para ministrá-la.

De modo bem objetivo, diante da Palavra digo: Se você desejar, você pode celebrar a Ceia todos os dias com sua família, na simplicidade de Cristo, sem constrangimento. Constrangimento vem de ditadores e centralizadores que removem a liberdade dos santos e, fazem da igreja, um Egito.

Basta a Palavra para saber como fazer, ou, se for o caso, alguma orientação de alguém, conforme a simplicidade de Cristo, exaltando essa liberdade para os santos de Deus.

Dessa questão, o principal foco é: Sim, a Ceia pode ser ministrada dentro da família em casa e, ainda, EM QUALQUER LUGAR, conforme ensina a Palavra de Deus.

A família de Deus não tem lugar físico e nem fixo para que os seus santos adorem e celebrem à Sua Glória! Aleluias!!! Louvado e axaltado seja para sempre o Deus de toda a Glória, o Pai eterno e Jesus Cristo, o Rei da Glória!

Contra essa forma agem aqueles que querem "dominar rebanhos" removendo a liberdade que foi dada em Cristo.

Se você quiser realizar Santa Ceia conforme entendeu e creu acima, realize, você não estará sendo rebelde pois a Palavra de Deus é a sua justiça.

Rebelde e opressor é aquele que impede você de fazer isso. Esse já está sendo julgado pela Palavra por constranger e impedir a liberdade dos santos, comprados pelo sangue de Jesus Cristo. Amém!

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
· Ofertas voluntárias: Sergio Luiz Brandão - Banco Itaú - Agência 0740 - Conta Corrente 12094-4
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br