BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 004:

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?
Há dois textos aparentemente conflitantes: No Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 17-19, Jesus diz que Ele não veio para destruir a Lei ou os profetas, mas veio para cumprir. O outro texto está na segunda carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 3, versículo 14, dizendo que o Velho Testamento foi por Cristo abolido. Como interpretar esse aparente conflito?

Resposta:

Esse conflito é apenas aparente. Todo o Velho Testamento possui uma interpretação e revelação de coisas espirituais, " Sombras das Coisas Futuras ". Um exemplo disso ocorre no estudo sobre o *Arrebatamento da Igreja neste Site, onde as primícias de que fala a Lei, são os salvos, os santos, os filhos de Deus.

Jesus Cristo veio destruir a Lei do Velho Testamento sim, a interpretação DA LETRA, que não aperfeiçoa, não tem misericórdia e amaldiçoa o transgressor. Aqui inclui os mais conhecidos: *Dízimos e *Guardar o Sábado.

Jesus Cristo veio cumprir a Lei do Velho Testamento sim, pois todo o Velho Testamento aponta para a vinda do Salvador e traz todas as revelações de coisas espirituais ETERNAS. Nas Escrituras é corrente a expressão PERPÉTUO, para designar coisas espirituais ETERNAS, ou seja, jamais deixarão de existir.

No versículo 18 de Mateus 5, Jesus diz: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido"

Conforme indiquei no link acima sobre o *Arrebatamento da Igreja, na Lei do Velho Testamento, nas festas das primícias, encontramos a revelação de coisas, de acontecimentos futuros, significados espirituais.

As primícias e os dízimos, segundo a INTERPRETAÇÃO DA LETRA, no Velho Testamento, implicavam coisas materiais, MAS, cada detalhe com um significado, ou seja, a Lei do Velho Testamento serviu de AIO (Carta de Paulo aos Gálatas, 3:24, 25), até que viesse a promessa - Jesus Cristo.

A revelação e interpretação traz que, tanto as primícias e dízimos estão falando sobre "as almas, os santos, os filhos de Deus", NÃO tem nada a ver com dinheiro ou outras coisas materiais.

Negar a revelação e a interpretação é negar a verdade de Deus. Vive-se um "outro evangelho ou outra palavra".

Caminha-se por um desvio ... NÃO ENTRA PELA PORTA.

A Lei do Velho Testamento aponta para maravilhosas revelações, conforme diz o versículo 18 acima, "...nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido."

O apóstolo Paulo na carta aos Romanos, capítulo 7, versículo 14 faz consideração sobre isso. Talvez tenha passado desapercebido o que ele estava querendo fazer entender. O apóstolo Paulo diz: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado."

Ele, Paulo, está dizendo o que escrevi anteriormente sobre a "revelação da lei". O apóstolo ainda acrescenta que ele é carnal, vendido sob o pecado, ou seja, a lei, interpretada e praticada pela letra, nada pode aperfeiçoar e esclarecer.

Somente através da obra da redenção, obra da graça, por fé, recebendo o dom do Espírito Santo de Deus para compreender e aceitar a revelação, sendo verdadeiramente aperfeiçoado e regenerado.

Por isso, pelo Espírito Santo de Deus, o Espírito da Graça, vem a "revelação das Escrituras", descobrindo o que está encoberto na lei, trazendo ao entendimento a interpretação da lei conforme as Sombras das Coisas Futuras e, NÃO, a velhice, limitação e frieza da letra, QUE, por mais aguçada que seja a "sabedoria natural", não pode alcançar as insondáveis revelações das coisas eternas, manifestadas somente pelo Espírito Santo de Deus.

Fica mais ampla, também, a compreensão do texto na Carta aos Hebreus, capítulo 8, versículos 10, que diz: " Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. "

Ainda, também, na Carta aos Hebreus, capítulo 10, versículos 15 e 16, que diz: " E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em seus entendimentos; ... "

As leis seriam manifestadas nos nossos corações conforme a interpretação revelada pelo Espírito Santo e, NÃO, a letra da mesma Lei. O Espírito Santo de Deus faz com que o crente proceda, maioria das vezes, sem perceber, conforme a interpretação revelada da Lei do Velho Testamento.

Exemplo: Levítico 4 fala sobre o sacrifício pelos pecados dos sacerdotes. Trazendo para nós hoje, conforme a interpretação revelada da Lei, em um caso de pecado de um pastor, Deus usaria irmãos de dentro ou fora da congregação para fazer sacrifício que seja aceito. Por isso, o novilho se oferece ao Senhor - Levítico 4:3 - ou seja, o Espírito Santo moverá um irmão para que jejue e ofereça sacrifício, clamando misericórdia pelo pecado do pastor e, através desse irmão, escolhido por Deus, será expiado o pecado.

Eu, pessoalmente, vivi experiências assim, quando fui levado pelo Espírito a determinada Igreja Evangélica para ali jejuar e interceder por causa de pecado do ministério e do povo. Depois que Deus fez o que foi necessário, deixei o lugar, mesmo que ninguém tenha sabido. E, o Espírito Santo, revelava qual era o pecado. Para confirmar, depois que cumpria o propósito de Deus por estar naquele lugar, Deus começava operar sinais que não aconteciam antes, coisas retidas eram liberadas ... enfim.

Há casos de irmãos que são usados por Deus assim e nem sabem, mas o Espírito Santo faz a obra.

A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, é completa e plena para manifestar toda a verdade em todas as coisas, por isso, ninguém cria nada novo em doutrina de fé. Pode ocorrer, SIM, muitas falsas doutrinas que, com engano e de modo encoberto, incluem heresias de perdição.

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br