BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 021:

Filho de Deus pode usar tatuagem ou piercing? Há alguma passagem na Bíblia que fale sobre tatuagem ou piercing?

Resposta:

Todo aquele que nasceu de novo em Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor, conforme a Palavra de Deus ensina, deve buscar discernir coisas espirituais de espirituais.

A Igreja de Jesus Cristo, que se alimenta da Palavra de Deus não permite "misturas" com palavras de homens e palavras da ciência (tipo psicologia e estudo dos comportamnetos)

Aquele que se alimenta da Palavra de Deus tem o verdadeiro discernimento de coisas espirituais, pois tudo neste mundo tem comparação com discernimento de espíritos. Senão, estarei unificando o Espírito Santo com o espírito do homem e, conseqüentemente, de modo dissimulado, negando a existência e o verdadeiro significado da "santificação" e do que realmente é de Deus e o que não é.

Esse assunto que ora apresento, o uso de tatuagem e o uso de "piercing" é constantemente questionado no meio evangélico. Pode? Não pode? Pode, um pouco? Pode, com discreção? Pode, sem exagerar?

Se, em tudo devemos, conforme a Palavra de Deus ensina, confrontar coisas espirituais com espirituais, já podemos tomar esse assunto dentro do que "espiritualmente" significa.

Sendo asim, a primeira pergunta que se faz é: QUEM criou, a tatuagem e o "piercing"? Sem entrar em aspectos do tipo: se é bom, se é normal, se é legal, se não prejudica, se não faz mal ... mas, simplesmente saber QUEM criou.

Uma pausa ...
Há um engano nos argumentos de ensinos sobre as "coisas do meio evangélico" no sentido de que "gosto não se discute". Essa frase "falando como homem natural", parece ser sensata e coerente, MAS, "falando como homem espiritual", é uma mentira, pois, "gosto" está diretamente ligado ao espírito que faz expressar o "gosto". Compreende? Isso é bíblico.

Pois bem, então, QUEM criou a tatuagem e o "piercing"?

Inicialmente, para apenas auxiliar de modo histórico, acrescentarei dois textos que encontrei no site da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) que falam sobre tatuagem e "piercing". Peguei apenas breves trechos que são suficientes para o que desejo apresentar dentro do contexto do assunto. Eis os textos:

Tatuagem: »» Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), com o argumento de que era “coisa do demônio”, assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes, introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos. No século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros, particularmente aqueles que navegaram os mares do sul. O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau [3], e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

Piercing: »» Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado. Os papues da Nova-Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres. Para os esquimós do Alaska, o piercing do lábio significava o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança tinha se tornado caçador. Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas. O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné. Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Uma pausa ...
Não relacionar isso ao fato de Deus, no Velho Testamento, ordenar a circuncisão, furar orelha com sovela ... enfim. Nosso Deus, no Velho Testamento falava através de Sombras de Coisas Futuras, com significados de coisas espirituais eternas e santas, que, em Cristo, não são praticadas pela interpretação da LETRA, mas continuam sendo realizadas através de circunstâncias espirituais. Exemplo: A circuncisão no Velho Testamento é o Batismo nas Águas no Novo Testamento. É o ato de "consagração" do filho de/para Deus.

Então, precisamos sim, como aqueles que têm o Espírito Santo e discernem coisas espirituais de espirituais, entender o que verdadeiramente ocorre no espírito do homem. ( 1 Coríntios 2 )

Tanto a tatuagem e o "piercing" são originados por "espíritos" que influenciam a pessoa a desejar tal ato. Nada nasce por acaso no espírito do homem.

Veja bem, Satanás é o príncipe deste mundo, ele é o príncipe das potestades do ar, ele é o "espírito deste mundo".

Satanás é aquele QUEM traz as "modas" para tempos determinados, desperta cada vez mais e de tempos em tempos, mais e mais formas de induzimento ao pecado, sensualidade, pornografia, prostituição em todas as idades, drogas, crimes ... enfim, o promotor do pecado que com seu espírito vai arrastando o "curso deste mundo".

Satanás é o espírito dos tempos trazendo todo o tipo de novidade espiritual que entra no homem e, o homem, faz aquilo que ele diz que é o de momento para fazer.

Exemplo atual essa calça cintura baixa. O propósito do uso de uma calça que chega até ao nível de mostrar partes íntimas e com intenção de provocar desejos sexuais, traições, fornicações, adultérios ... enfim, qual espírito produziria e influenciaria uma pessoa para adotar o que ele diz que é a moda do momento?

Se alguém quer ser conveniente e conivente com o enganador, vai dizer que isso é normal, não tem problema, é só não exagerar, Deus não liga para a roupa, Deus não vai me condenar por causa da roupa, enfim ... essas frases que nasceram do espírito de satanás usando a expressão "Deus" para sustentar o pecado em uma pessoa e, ainda, contaminar outras no meio em que ela está.

Dizem que "costume" não se discute. Porém digo, conforme a Palavra de Deus ensina, é necessário, ANTES DE TUDO, discernir o espírito que produz o costume. Mas, colocam tudo dentro do mesmo pacote e dizem: COSTUME NÃO SE DISCUTE, como se fossem as mesmas coisas e encerram o assunto. Ou seja, fecham a Bíblia e não permitem que haja argumentação bíblica.

O que não se tem coragem de dizer para o povo evangélico modista que vive "de bem com a vida" ou "de bem com o mundo", é que, Satanás é o espírito das modas no curso do tempo.

Quando um crente ainda não está livre "do mundo" e seu "espírito", ele continua escravo das regras de Satanás para acompanhar o curso do mundo.

Por isso, o crente ainda "gosta" de programas de TV feitos pelo espírito de Satanás para agradar homens e não agradar a Deus. Por isso o crente ainda vive atrás de torcer para clube esportivo e todos os demais esportes ... como se o esporte fosse um meio de harmonia e paz entre os povos. Grande hipocrisia. Paz real é somente em Deus Pai e Jesus Cristo, o "resto" é coisas dessa vida com aparência de bom. Alimenta a carne e o "espírito do homem" com fumaça.

O que escrevo acima é a interpretação do que a Bíblia diz em coisas espirituais, não digo isso de mim. Discuta com o Deus da Bíblia se ainda não se convenceu do que exponho.

Não escrevo para enfadar o coração, mas, para que fique esclarecido o que a Palavra de Deus diz e, cada um, procure "conversar com Deus" sobre suas fraquezas e escravidão debaixo do jugo do espírito de Satanás para que seja verdadeiramente livre e desembaraçado das coisas e assuntos inúteis dessa vida.

Se alguém já é verdadeiramente crente, não irá se preocupar em saber se tatuagem e "piercing" pode ou não. Seus líderes, responsáveis pelas suas almas já deveriam ter ensinado das "coisas espirituais" que se comparam.

Para aqueles que ainda não receberam esse ensino das coisas espirituais, o que escrevo aqui é apenas uma parte, entendendo ser suficiente para que se possa, deste ponto, acrescentar as demais coisas que do assunto pode relacionar.

Uma pausa ...
Interessante um detalhe que me vem agora: Se os crentes evangélicos deixassem o Espírito Santo vestí-los, certamente, a moda acabaria e o traje do crente seria como a Bíblia diz: discreto e simples.

Não haveria "crente na moda" e, a frase maligna de que "crente não é careta" seria anulada pois essa frase tem procedência maliciosa para ajudar Satanás nos interesses da moda conforme o curso do mundo.

Temos líderes evangélicos na TV que se apresentam usando somente roupas de "grife" que eles indicam e influenciam seus seguidores e ouvintes (inclusive ganhando para fazer a propaganda) .... triste isso ...

Pergunta: E aqueles que já fizeram tatuagem ou usam "piercing" e se converteram ou fizeram mesmo convertidos?
Resposta: Não faça mais. Mas não carregue "peso" por causa da aparência. Em Cristo essa marca não existe mais.

O verdadeiro crente, diante de algo novo, conforme a conduta de um filho de Deus, vai ao Pai em orações, SEM PARCIALIDADE, e Dele vem a resposta de alguma forma ....

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br