BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 022:

É possível consultar os mortos, conforme o rei Saul consultou o profeta Samuel através da pitonisa de En-dor? (1 Samuel 28)

Resposta:

Inicialmente, diz no livro de Deuteronômio, capítulo 18:
"9. Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações;
10. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11. Nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele;
13. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus;
14. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores, porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa " (destaques meus)

Em seguida, Profeta Isaías, capítulo 8, versículo 19, diz:
" Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos VIVOS interrogar-se-ão os mortos? "

Há na Bíblia muitas passagens para envolver o assunto conforme Deuteronômio 18 acima citado.

Sabemos que o diabo é o pai da mentira e engana.
Sabemos, também, que é possível alguém imitar outra pessoa ou estar contaminada pelo espírito de outra pessoa também.

Sabemos que os demônios imitam inclusive um "crente pentecostal" e ainda dá glórias a Deus, fala em língua estranha, "profetiza" ... no meio do povo de Deus.

No meio evangélico é comum os membros de um ministério terem comportamento, gesto e até voz igual ao do líder. Já percebeu isso? Sim, estão com o "espírito" de outra pessoa, um tipo de "clone espiritual". Isso é bom? Certo que não. O Espírito Santo quando domina você, não faz você parecer outro, mas, você continua com seu próprio espírito mas, agora, santificado. O Espírito Santo não faz de você um clone espiritual de outra pessoa. Esse clone espiritual é um discípulo produzido por outra pessoa, não por Cristo.

Entretanto, o que aqui se busca é saber se os mortos podem ser consultados, entendendo que há uma linha que separa uma enganação de espíritos enganadores e aquilo que Deus fala que existe.

Se o próprio Deus diz para "não consultar os mortos",
Deus está dizendo que "os mortos podem ser consultados".

Nosso Deus é objetivo e não permite divagações teológicas daqueles que não acreditam na revelação existente na Bíblia.

Na mesma medida em que Deus diz para o homem não matar, não adulterar, não roubar, Deus diz, também, para não consultar os mortos, ou seja, se não existisse essa possibilidade não haveria como Deus poder expressar essa ordem tal como faz. Seria preocupação descabida para confundir o seu povo e, Deus não faz isso.

A expressão diz diretamente ao "morto", alguém que já morreu.

Uma pausa ...
Conforme a Palavra de Deus, sabemos que há "mortos" e "vivos" espirituais sobre a terra.

Há mortos espirituais, vivendo sobre a terra, sem a VIDA de Deus.
Há vivos espirituais, vivendo sobre a terra, com a VIDA de Deus.

Quando os mortos espirituais, vivendo sobre a terra, morrem e são enterrados, sem a VIDA de Deus, continuam mortos e, para a perdição eterna.

Quando os vivos espirituais, vivendo sobre a terra, com a VIDA de Deus, morrem e são enterrados, com a VIDA de Deus, continuam vivos e, para a vida eterna com Deus. Quem está em Cristo a morte não pode alcançá-lo, já não pode morrer.

Quem está com Deus está vivo, quem não, está morto.

Em Isaías 8:9 fica entendido que, quem consulta morto, é morto também, ou seja, não se consulta morto em favor de VIVOS. Quem não tem o Deus vivo é morto e, consulta mortos. Quem tem o Deus vivo, não consulta mortos. Não se consulta mortos a favor dos VIVOS.

Para ilustrar, certa ocasião ouvi um pastor narrar um fato acontecido com um a família de um irmão. O crente faleceu e, alguém da família ou parente, não crente, foi "fazer uma consulta" tipo mesa branca. No local, essa pessoa disse que queria contato com aquele "crente que havia morrido". O espírito invocado disse que não podia fazer contato porque "aquela pessoa não estava entre eles, pois pertencia ao OUTRO".

Isso confirma a Palavra de Deus. Acrescentando que, os de Deus não estão acessíveis aos mortos e, nem aos consultadores, porque morto não tem acesso ao que está vivo.

No caso do rei Saul e o profeta Samuel, estamos no tempo do Velho Testamento e, ainda, não havia a ressurreição de Cristo. Todos os que pertenciam a Deus e criam na promessa dormiram aguardando a redenção do espírito.

Samuel aparece porque a redenção ainda não havia acontecido. Samuel ainda continuava dormindo e, o espírito estava sendo invocado para ser consultado por "mortos", conforme a frase acima: " ... a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?"

Lembrando de Lázaro, Jesus diz no Evangelho de João, capítulo 11, versículo 11:
"Assim falou, e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono."

Em Atos dos Apóstolos, o apóstolo Pedro, em seu discurso, pelo Espírito Santo, no capítulo 2, versículo 25 em diante, falando da esperança da ressurreição de Cristo, diz:
"Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção."

No livro do profeta Samuel, capítulo 28, versículo 15, o profeta Samuel diz para o rei Saul:
" ... Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? ... "

Lázaro estava dormindo, pois é um filho de Deus, e aguardaria a ressurreição, mas, Jesus ressuscitou-o. ENTRETANTO, o profeta Samuel estava dormindo e, depois de desinquietado e consultado, voltou dormir até o dia da ressurreição de Cristo.

Depois da ressurreição de Cristo não seria possível consultar o profeta Samuel, pois, os que esperavam a promessa ressuscitaram com Cristo e, Samuel estaria inacessível, da mesma forma que a experiência atual, acima descrita, pois o espírito da feitiçaria diria: " Essa pessoa não está entre nós, pertence ao OUTRO ... "

A revelação:
Enquanto o pagamento do resgate, da dívida diante de Satanás e o Diabo não estivesse cumprido através da ressurreição de Cristo, o "príncipe dos mortos" teria acesso e autoridade sobre eles.

Uma pessoa com "dom" que recebeu de Satanás, pode consultar os mortos, em favor dos mortos.
Uma pessoa com "dom" que recebeu de Satanás, não pode, consultar os vivos, os que pertencem a Deus.

Os mortos podem ser consultados, pelos mortos, segundo a autoridade de Satanás e o Diabo sobre o reino das trevas. Mortos consultam mortos, exemplo do que sabemos existir na face da terra.

Os mortos podem ser consultados, PELOS MORTOS.

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br