Palavra de Deus - Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Palavra de Deus - Perguntas e RespostasHome

A -   A +        Imprimir   

Pergunta e Resposta 022:

É possível consultar os mortos? O rei Saul consultou o profeta Samuel através da pitonisa de En-dor?

Resposta:

Inicialmente, livro de 1 Samuel, capítulo 28, versículos 1-20, diz:
"1. E sucedeu, naqueles dias, que, juntando os filisteus os seus exércitos para a peleja, para fazer guerra contra Israel, disse Aquis a Davi: Sabe, decerto, que comigo sairás ao arraial, tu e os teus homens. 
2. Então, disse Davi a Aquis: Assim saberás tu o que fará o teu servo. E disse Aquis a Davi: Por isso, te terei por guarda da minha cabeça para sempre. 
3. E já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. 
4. E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. 
5. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. 
6. E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7. Então, disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 
8. E Saul se disfarçou e vestiu outras vestes, e foi ele e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira e me faças subir a quem eu te disser
9. Então, a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazer matar? 
10. Então, Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso. 
11. A mulher, então, lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel
12. Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 
13. E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra
14. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou
15. Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer
16. Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o SENHOR te tem desamparado e se tem feito teu inimigo?
17. Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi. 
18. Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso, o SENHOR te fez hoje isso. 
19. E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus. 
20. E, imediatamente, Saul caiu estendido por terra e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele, porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite". (destaques meus)

Livro de Deuteronômio, capítulo 18, versículos 9-14, diz:
"9. Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações;
10. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11. Nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele;
13. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus;
14. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores, porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa". (destaques meus)

Em seguida, profeta Isaías, capítulo 8, versículo 19, diz:
"Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos"? (destaque meu)

Prontamente, necessário deixar firmado que, o rei Saul, na ocasião em que foi buscar a feiticeira ou pitonisa para consultar, sabia que seria possível ter contato com o espírito do profeta Samuel. O rei Saul era consciente da possibilidade de realmente ter contato com o espírito do profeta Samuel, senão, não faria. Consultar o espírito de um morto era e continua sendo possível. Se, o SENHOR Deus condena a consulta aos mortos, é a confirmação da possibilidade de realizar tal ato (conforme Deuteronômio 18:11 e Isaías 8:19).

A Palavra de Deus diz que o diabo é o pai da mentira e engana. É possível alguém que tenha um espírito de engano imitar outra pessoa ou estar contaminada pelo espírito de outra pessoa, também.

Sabemos que os demônios imitam, inclusive, um "crente pentecostal", e ainda dá glórias a Deus, fala em língua estranha, "profetiza" etc, no meio do povo de Deus.

No meio evangélico é comum os membros de um ministério terem comportamento, gesto e até voz iguais do líder daquele lugar. Já percebeu isso? Sim, estão com o "espírito" de outra pessoa, um tipo de "clone espiritual". Isso é bom? Certo que não. O Espírito Santo quando domina você, não faz você parecer outro, mas, você continua com seu próprio espírito, contudo, agora, santificado. O Espírito Santo não faz de você um clone espiritual de outra pessoa. Esse clone espiritual é um discípulo produzido pelo espírito de outra pessoa, não por Cristo.

Entretanto, voltando ao foco da questão, o que aqui se busca é saber se os mortos (seus espíritos) podem ser consultados, entendendo que há uma linha que separa uma atuação de espíritos enganadores e a manifestação e consulta de espíritos dos mortos, conforme o SENHOR Deus afirma pela sua Palavra, ser possível.

Mais uma vez, se o próprio SENHOR Deus diz para "não consultar os mortos", Ele está taxativamente e expressamente afirmando que "os mortos podem ser consultados", caso contrário nem seria manifestada tal proibição. O SENHOR mandará alguém não fazer algo que não existe? Na mesma medida em que Deus diz para o homem não matar, não adulterar, não roubar, Deus diz, também, para não consultar os mortos, ou seja, se não existisse essa possibilidade não haveria como Deus poder expressar essa ordem tal como faz. Seria preocupação descabida para confundir o seu povo e, Deus não faz isso.

Nosso SENHOR Deus é objetivo e não permite divagações teológicas ou pessoais daqueles que não acreditam na revelação existente na Palavra de Deus.

Quando a frase diz sobre a possibilidade de consultar algum morto, a expressão diz diretamente ao "morto", alguém que já morreu. A consulta, no caso, é realizada ou dirigida diretamente ao espírito do morto.

Conforme a Palavra de Deus, sabemos que existem "mortos espirituais" ou "espiritualmente mortos" e "vivos espirituais" ou "espiritualmente vivos", sobre a terra.

Existem mortos espirituais, vivendo sobre a terra, que vivem pelo espírito do mundo, sem a vida de Deus, ou seja, sem o Espírito Santo. Também, existem aqueles que são espiritualmente vivos, vivendo sobre a terra, com a vida de Deus, com o Espírito Santo. O Espírito Santo é a vida do SENHOR Deus na pessoa. É o batismo com o Espírito Santo. Antes disso, diz a Palavra de Deus, todos aqueles que nascem da descendência de Adão, são pecadores e espiritualmente mortos. Por isso, veio Cristo, para que todos aqueles que nele cressem pudessem receber o dom da vida, que é o Espírito Santo de Deus, e, serem feitos filhos de Deus.

Quando os mortos espirituais, vivendo sobre a terra, morrem e são enterrados, sem a vida de Deus, continuam mortos, para a perdição eterna.

Quando os vivos espirituais, vivendo sobre a terra, com a vida de Deus, morrem e são enterrados, o corpo carnal é enterrado (pó que volta ao pó), mas seus espíritos continuam vivos, salvos, para a vida eterna com Deus.

Quem está em Cristo a morte não pode alcançá-lo, já não pode morrer. O crente tem o seu espírito santificado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo está no crente. Espírito Santo não morre. A morte não tem poder sobre o espírito santificado e justificado porque, é salvo e está com a vida de Deus.

Quem está com Deus está vivo, quem não, está morto.

Na passagem do profeta Isaías 8:19 fica entendido que, quem consulta morto, é morto também, ou seja, não se consulta morto em favor de vivos e; nem um vivo, pode consultar um morto. Quem não tem o SENHOR, o Deus vivo, é morto e consulta mortos. Quem tem o SENHOR, o Deus vivo, não consulta mortos. Não se consulta mortos em favor dos vivos.

Para ilustrar, certa ocasião ouvi um pastor narrar um fato acontecido com um a família de um irmão. O crente faleceu e, alguém da família ou parente, não crente, foi "fazer uma consulta" tipo mesa branca. No local, essa pessoa disse que queria contato com aquele "crente que havia morrido". O espírito invocado disse que não podia fazer contato porque aquela pessoa não estava entre eles, pois pertencia ao outro *.
• outro* - No caso, pertencia ao SENHOR Deus.

Isso confirma a Palavra de Deus. Acrescentando que, os de Deus não estão acessíveis aos mortos e, nem aos consultadores, porque morto não tem acesso ao que está vivo.

No caso do rei Saul e o profeta Samuel, estamos no tempo do Velho Testamento e, ainda, não havia a ressurreição de Cristo. Todos os que pertenciam a Deus e criam na promessa dormiram aguardando a redenção do espírito.

O profeta Samuel aparece porque a redenção ainda não havia acontecido. Samuel, por enquanto, continuava dormindo, e, o seu espírito estava sendo invocado para ser consultado.

Lembrando de Lázaro, Jesus diz no Evangelho de João, capítulo 11, versículo 11:
"Assim falou, e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono". (destaque meu)

Em Atos dos Apóstolos, o apóstolo Pedro, em seu discurso, pelo Espírito Santo, no capítulo 2, versículos 25-27, falando da esperança da ressurreição de Cristo, diz:
"25. Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; 
26. Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. 
27. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção". (destaque meu) 

No livro de 1 Samuel, capítulo 28, versículo 15, o profeta diz para o rei Saul:
"Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? [...]".

Lázaro estava dormindo, pois é um filho de Deus, e aguardaria a ressurreição, mas, Jesus ressuscitou-o. Entretanto, o profeta Samuel estava dormindo e, depois de desinquietado e consultado, voltou dormir até o dia da ressurreição de Cristo.

Depois da ressurreição de Cristo não seria mais possível consultar o profeta Samuel, pois, os que esperavam a promessa ressuscitaram com Cristo e, Samuel estaria inacessível, da mesma forma que a experiência atual, acima descrita, pois o espírito da feitiçaria diria: "Essa pessoa não está entre nós, pertence ao outro".

No livro de 1 Crônicas 10:13 e 14 a interpretação confirma que o rei Saul buscou a pitonisa para consultar e, tal ato era abominação aos olhos do SENHOR Deus. Diz, o texto, que Saul transgrediu porque ao invés de buscar ao SENHOR foi consultar uma pitonisa. Uma pitonisa pode consultar e ter acesso aos espíritos dos mortos, até que viesse Cristo. Alguns entendem que esse texto confirma que Saul não viu ou conversou com o profeta Samuel. Entretanto, diante do já exposto acima e com o complemento que virá em seguida, essa negação fica sem sustentação.

Livro de 1 Crônicas, capítulo 10, versículos 13 e 14, diz:
"13. Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão com que transgrediu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, 
14. E não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé". (destaques meus) 

Antes de concluir, acrescento a seguinte passagem:
Evangelho de Mateus, capítulo 8, versículos 20-22, diz:
"20. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 
21. E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que, primeiramente, vá sepultar meu pai. 
22. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos *". (destaque meu)
• Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos * - O Senhor Jesus revelou ao intelocutor a verdade sobre aquele que estava sendo enterrado e os demais. 
Ver Evangelho de Lucas, capítulo 9, versículos 59-62.

A revelação:
Enquanto o pagamento do resgate, da dívida diante de Satanás, não estivesse cumprido através da ressurreição de Cristo, o "príncipe deste mundo" teria acesso e autoridade sobre todos os mortos.

A única porta e o único acesso ao Reino dos Céus estavam fechados. Cristo é a única porta e o único acesso ao Reino do SENHOR Deus, o Reino dos Céus. Quando Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, todos aqueles, desde Adão, que aguardavam a redenção, ressuscitaram juntamente com o Senhor e foram recolhidos ao Reino dos Céus, para sempre.

Uma pessoa, com poder que recebeu de Satanás, pode consultar os mortos, em favor dos mortos.
Uma pessoa, com poder que recebeu de Satanás, não pode, consultar os vivos, os filhos de Deus, que foram recolhidos ao Reino dos Céus, após a ressurreição de Cristo.

Os mortos podem ser consultados, pelos mortos, segundo a autoridade recebida de Satanás sobre o reino das trevas.

Mortos consultam mortos, exemplo do que sabemos existir na face da terra.

Os mortos podem ser consultados, pelos mortos.

Sergio Luiz Brandão
Revisão e Atualização: 20.10.2021

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...