Palavra de Deus - Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Palavra de Deus - Perguntas e RespostasHome

A -   A +        Imprimir   

Pergunta e Resposta 025:

Por que Sansão, por ser nazireu de Deus, não podia comer do que procedesse da vide, não beber vinho, nem bebida forte?

Resposta:

Livro dos Juízes, capítulo 13:13 e 14, diz:
" E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto disse à mulher se guardará ela.
De tudo quanto procedes da vide de vinho não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. "

Vou expandir mais passagens bíblicas para compreender o significado da expressão "vide".

Conforme no Site é insistente, a Palavra de Deus tem uma interpretação revelada e, é essa interpretação que Deus quer que conheçamos para edificação da igreja. A interpretação pela "letra" nada vale, é morte espiritual.

Livro do profeta Isaías, capítulo 5, versículo 1 em diante, diz:
" 1. Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
2. E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.
3. Agora pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
4. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu não lhe tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?
5. Agora pois farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derribarei a sua parede, para que seja pisada;
6. ...
7. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias: e esperou que exercessem juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.
...
10. E dez geiras de vinha não darão mais do que um bato; e um ômer de semente não dará mais do que um efa. ... "

No versículo 7 diz: " Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a Casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor."

Pelo Espírito, o profeta traz a revelação de Sombras de Coisas Futuras sobre o povo de Israel e Jerusalém.

As uvas bravas são os homens de Israel com suas justiças pelas obras da Lei do Velho Testamento, sem misericórdia, sem discernimento, corrompidos da verdade, com ira invejosa , que, inclusive, provocou a condenação e crucificação de Jesus Cristo, negaram o Messias.

HOJE, há igrejas com doutrina que produz "uvas bravas", aqueles que andam pela Lei do Velho Testamento, com dízimos, guarda de sábado, e outros rituais judaizantes. O véu é o mesmo, só mudou a forma ... falando de amor.

No versículo 10, Deus diz que, de uma multidão, sobrará muito pouco ( "...não darão mais do que ..." ). Isso pode ser trazido para nós hoje, quando vemos a multidão, mas, poucos sobrarão. O fermento do pecado, de todo o tipo de corrupção e das obras da Lei destruiram a graça e inchou a massa (igreja), parecendo volume, por fora, mas, corroída e cheia de buracos vazios por dentro.

O versículo 13 prossegue com as conseqüências da falta de entendimento das coisas de Deus.

Ler todo o capítulo 5 de Isaías é adequado para ampliar o entendimento, pois, está diretamente relacionado sobre a pergunta em foco.

Ainda, Jeremias 2:21, diz:
" Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como pois te tornaste para mim uma planta degenerada, de vide estranha."

Jesus é a videira verdadeira - Evangelho de João 15:1, diz:
" Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."

Agora, a questão de um nazireu não poder se alimentar da vide.

A interpretação bíblica das coisas figuradas do Velho Testamento, faz considerar das circunstâncias pelas quais um nazireu não poderia de alimentar de nada da vide.

O nazireu tem paralelo, mas não igual, ao sacerdócio levítico, ou seja, não tem herança com o povo de Deus.

A tribo de Levi era separada para administrar as funções do tabernáculo e, diz o Senhor Deus que eles não tinham herança com o povo de Israel. (Deuteronômio 10:8 , 9)

Assim, também, um nazireu, não se alimentava da vide, ou seja, a porção dele vinha diretamente de Deus, sendo separado e consagrado, ungido para determinado fim.

No meio da vinha, pode haver corrupção e pecado, bebedeira de "bebida forte".
Embriaguês por causa do vinho, daqueles que transtornam a felicidade em abusos sem medida.

O nazireu, pela expressão "popular": Não se misturava com o povo. Ele era constituído para "julgar o povo".

Exercia, o nazireu, a vontade de Deus para agir sobre fins determinados.
No caso de Sansão, foi juiz, exerceu juízo de Deus sobre Israel e outros povos.

Aquele que está separado por Deus para exercer a vocação do nazireado, não tem herança com o povo de Israel, pois, o Senhor é a sua herança. O nazireu não usufrui da vinha, pois, a sua porção lhe é dada por Deus. O nazireu age sobre a vinha conforme a vontade de Deus.

O assunto é abrangente, pois entra em mais considerações, mas, a chave da compreensão pelas Sombras das Coisas Futuras é isso. O fato de nazireu não beber ou comer da vinha, diz respeito a Sombras das Coisas Futuras e, não, a interpretação natural.

Nos dias de hoje, Deus tem chamados específicos para aqueles que exercem obra nas igrejas verdadeiramente evangélicas.

Há aqueles, também, que Deus vocaciona e é levado às igrejas para serem intercessores, apresentarem jejuns e orações por causa do pecado de ministérios e congregações. ( Exemplo, Levítico capítulo 4 continua se cumprindo hoje, conforme as Sombras das Coisas Futuras. )

Na maioria das vezes, esses homens entram, fazem o Deus quer que façam, saem, e ninguém viu e nem sabem o que aconteceu.

Por isso, ninguém se vanglorie, senão no Senhor. Muitas coisas acontecem dentro das igrejas chamadas evangélicas que só alguns sabem ...

Sergio Luiz Brandão

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...