BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 034:

É pecado ou abominação o cristão comer carne de porco nos dias de hoje ou isso era somente no tempo do Velho Testamento?

Resposta:

Não sei se você leu alguns estudos do site, pois, a ênfase nele está exatamente sobre a questão: O Velho Testamento e o Novo Testamento.

Todo o Velho Testamento tem duas interpretações: A natural, conforme é comum a expressão, "interpretação pela letra", e, a outra, espiritual, que revela verdades eternas, a "interpretação revelada", que, na Bíblia, é chamada de "Sombras das Coisas Futuras".

Os apóstolos, para fundamentarem a igreja do Senhor Jesus e saberem como deveriam proceder, buscavam essa interpretação revelada, não a da letra, nas Escrituras do Velho Testamento, além das revelações diretas.

Um exemplo simples é o apóstolo Paulo fazer isso em 1 Timóteo 5:18, quando, esse boi, ao qual se refere, é o obreiro, compreende?

Seria bom, se puder, ler as indicações nos "assuntos relacionados", abaixo.

Então, surge a questão da carne de porco, entre tantas outras questões que surgem que dependem dessa interpretação revelada, pois, se não fizer, estará adotando a interpretação da letra e muitas divagações, pois, pela interpretação natural, o homem entra no campo das opiniões e, assim, perde completamente o rumo para saber a verdade real.

Na Bíblia, temos as passagens:
- Levítico 11:7
" Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não remói; este vos será por imundo. "

- Deuteronômio 14:7 e 8
" Porém estes não comereis ... Nem o porco, porque tem unha fendida mas não remói; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis no seu cadáver. "

- Isaías 65:4
" Assentando-se junto às sepulturas, e passando as noites junto aos lugares secretos; comendo carne de porco e caldo de cousas abomináveis nos seus vasos. "

- Isaías 66:3
" O que mata um boi é como o que fere um homem; o que sacrifica um cordeiro, como o que degola um cão; o que oferece uma oblação, como o que oferece sangue de porco; o que queima incenso, como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações. "

- Isaías 66:17
" Os que santificam e se purificam nos jardins uns após outros, os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor. "

- Mateus 7:6
" Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se, vos despedacem. "

- Mateus 8:30, 31 e 32
" E andava pastando distante deles uma grande manada de porcos;
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhe disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos, e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. "

- Lucas 15:15 e 16
" E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. "

Em todos os versículos bíblicos acima, há interpretação revelada, mas, agora, não farei isso de modo abrangente.

O porco e sua carne, como figura de coisas espirituais, diz respeito à sabedoria deste mundo, que são gordos e inchados por gordura da corrupção, imundície, prostituição, deleites, glórias nas coisas dessa vida, sem Deus.

A carne, sangue e gordura do porco não servem como sacrifício, oblação ou oferta no altar de Deus porque é imunda.

Não há pecado em comer a carne do porco, mas, há pecado em alimentar-se ( pelo ouvido ou leitura ) do conhecimento daqueles que são porcos espirituais e praticá-los, porque o mundo aprova (espírito do mundo). Por isso, também, a carne de porco, para ser servida como alimento natural, precisa de muitos cuidados especiais, para que se destrua o mau que há nela. Compreende o que digo?

O porco, por si só já é morto espiritualmente. Essa é a principal morte. Se um crente se alimentar de um "porco espiritual", certamente ficará doente (corrompido) e isso poderá lhe causar a morte espiritual, a perdição eterna.

Por isso, Deus diz que é abominação, ao mesmo nível que a idolatria, feitiçaria e outros atos.

Uma pausa ...
Não sei como, mas, alguns conseguem colocar a "abominação" em diversos níveis, tipo: tal ato é menos abominável que outro ... isso é coisa de "Bíblia científica, teologia ...". Haveria diferença entre adorar um ídolo (demônio) e serví-lo e adorar os ensinos de um "porco espiritual"? É a mesma coisa de modo diferente.

Um exemplo que me vem agora e, já escrevi neste site sobre isso, o caso de alguns líderes "evangélicos" ensinando que o importante é que a música seja bonita, pode ser evangélica, mpb, orquestrada, sertaneja, ... enfim.

Nisso, o santo e o profano estão igualados.
A carne do Cordeiro - Cristo - e, a carne do porco - Satanás -, estão no mesmo nível.
O sangue do Cordeiro - Cristo - e, o sangue do porco - Satanás -, estão no mesmo nível.
A inspiração do Espírito Santo e a inspiração do espírito deste mundo que é Satanás, estão no mesmo nível.
Um é celestial, santo e puro, o outro é terreno, diabólico e imundo. Compreende a dimensão desse ensino abominável?

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com livros de outras "crenças ou seitas", conforme algumas fazem, pois, adotam a Bíblia Sagrada e mais um "outro livro", como fundamentos das suas doutrinas, isso também é "carne de porco". A Bíblia Sagrada ou o nome de Jesus é só a isca para você comer nessa mesa imunda.

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com ciência de homens, tipo psicologia, também é, espiritualmente, "carne de porco". Não confundir médico que cuida da parte física, com psicólogo, que cuida de coisas espirituais (conforme a sabedoria do homem e, não segundo Deus).

Deus Pai não divide sua glória com Satanás e homens. Deus Pai dá sua glória somente aos filhos que vivem e andam pela sua Palavra e imitam Cristo.

Por isso, um filho de Deus, SOMENTE se alimenta da Palavra de Deus e, não, de filosofias, ensino bíblico científico (teologia da prosperidade e outras aberrações ...), sabedoria de homens, assuntos fúteis das "coisas dessa vida", ou "palavras bonitinhas" de outras "crenças".

Encontrei esse texto na internet:
" Cuidado ao ingerir a carne de porco, ela pode estar infectada. A neurocisticercose é uma doença que ocorre quando a pessoa ingere carne de porco infectada pela Taenia solium (solitária). Esse verme produz ovos que podem se alojar e crescer em vários órgãos e também no cérebro, onde causa crises epiléticas. A carne dos porcos em abatedouros clandestinos e sem nenhum cuidado com a higiene tem esse verme, capaz de resistir, inclusive, ao cozimento. Por isso, é recomendável adquirir carne de comerciantes fiscalizados, vinda de abatedouros inspecionados pelos serviços de vigilância sanitária. "

Quem tem entendimento, entenda. (Quem tem ouvidos, ouça)

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
· Ofertas voluntárias: Sergio Luiz Brandão - Banco Itaú - Agência 0740 - Conta Corrente 12094-4
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br