BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
... Respostas
Perguntas e Respostas Bíblicas EvangélicasHome[x]

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

Pergunta e Resposta Bíblica Evangélica 050:

Hoje, no Novo Testamento, existe ainda a "unção com óleo", seja em pessoas ou todos os tipos de coisas?

Resposta:

No Velho Testamento, o óleo, conforme a situação, tinha significado específico, que, traz, para hoje, entendimento revelado.

Exemplo: O óleo, azeite da oliveira, puro, que era colocado nas luminárias do castiçal, candeeiro ou candelabro, sendo que as lâmpadas ficariam acesas, representam a glória de Deus em Espírito, e, o castiçal é Cristo.

Êxodo 27:20, 21
" Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lámpadas continuamente.
Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas geraçöes."

Levítico 24:2
" Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lámpadas acesas continuamente. "

O óleo para unção: Êxodo 25:6
" Azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso."

Êxodo 29:7
" E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás. "

Êxodo 29:21
" Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele. "

Êxodo 30:22 - 33 - Explica como fazer o azeite da santa unção.

Êxodo 35:8
" E azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático. "

Êxodo 39:37
" O candelabro puro com suas lámpadas, as lámpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária; "

Êxodo 40:9
" Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. "

Mateus 25:3
" As loucas, tomando as suas lámpadas, não levaram azeite consigo. "

Lucas 10:34
" E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; "

Ungir o tabernáculo e seus vasos significava santificar os atos que eram feitos através de cada utensílio, atos que procedem da vontade de Deus para a obra e glória de Deus. Os vasos do tabernáculo possuem significados diversos, pois, podem ser o Senhor Deus e Pai, o Senhor Jesus Cristo, pessoas, anjos, poder, atos, etc. Por isso, posso usar os verbos das ações no passado e presente porque ainda existem, conforme as Sombras das Coisas ou Bens Futuros.

Tudo acrescentam conforme a verdade revelada no tabernáculo ou quando, por exemplo, Jacó levantou um montão de pedras e derramou azeite sobre elas. Hoje, você não faz isso, pois, os rituais do Velho Testamento, hoje, se praticados pelo modo natural, não exercem nenhum valor real. A ação, após Cristo, passou para outra dimensão, a revelação das verdades espirituais eternas existentes nos rituais.

Nos dias de hoje, derramar óleo sobre um obreiro para ungir ou consagrar para o ministério não tem significado real ou valor, pois, a unção vem do derramar do Espírito Santo sobre a pessoa.

Nos dias atuais não se derrama óleo sobre pedras (pessoas), mas, o Senhor derrama do seu Espírito, virtude e poder sobre as pessoas que unge.

Erro e blasfêmia é ungir coisas dessa vida no sentido de "consagrar" ou "separar" para Deus, para a obra, pois, o significado de ungir com óleo, coisas dessa vida, não diz respeito ao real significado como teve no Velho Testamento, pela aparência visível, significando sombras de bens ou coisas futuras e eternas.

Um veículo, uma guitarra do grupo de louvor, enfim, essas coisas não podem ser "ungidas" porque são coisas dessa vida e nada representam das coisas espirituais eternas, são coisas deste mundo, não podem ser santificadas ou tornarem-se santas e, nem herdam o reino dos céus. Aquele que usa o material ou a coisa torna-a útil para o bem que fizer. Se alguém toca o instrumento com virtude, com dom de Deus, a glória de Deus se manifesta pelo dom que está na pessoa e não pela "santificação" do instrumento. A virtude da pessoa pode impregnar o instrumento, mas, o instrumento em si não pode ser "ungido".

Levítico 5:11
" Porém, se em sua mão não houver recurso para duas rolas, ou dois pombinhos, então aquele que pecou trará como oferta a décima parte de um efa de flor de farinha, para expiação do pecado; não deitará sobre ela azeite nem lhe porá em cima o incenso, porquanto é expiação do pecado; "

Este ato acima tem um significado de sombras de coisas futuras, interpretação revelada, que, nos dias de hoje ainda ocorre, mas, não dessa forma "figurada", natural, que serviu de "aio" para nos conduzir a Cristo.

Enfim, não se usa óleo para ungir coisas dessa vida, pois, nada altera a situação e ainda, é erro e, insistindo no erro, peca e blasfema. Usar chifres com óleo, castiçais, etc, são coisas que não são do tempo da graça, essas coisas serviram no Velho Concerto para nos ensinar coisas espirituais ,sombras de coisas futuras eternas e, usar isso, nos tempos da graça, é anular o invisível e viver pelo que se vê, pela lei, sem entender a verdade de Cristo. São rituais inúteis. São coisas da lei do Velho Testamento.

Mas, sempre lembrando, todo o Velho Testamento não está anulado, está anulada a interpretação natural, da letra morta, carnal e, valendo apenas, para o Novo Testamento, a interpretação revelada, oculta em mistérios.

Tiago 5:14
" Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; "

Ungir um doente com óleo, quer dizer, ungir pelo dom, pois, óleo da unção é "dom do Espírito Santo".
Parece incoerente aceitar a unção com óleo, sabendo que o óleo tem significado de coisas espirituais.

Mas, e se não houver dom de cura em quem ministra? O óleo cura?
Lembrando: Estamos nos tempos da Nova Aliança.

É notório que multidões já foram ungidas com óleo e nada aconteceu na vida.
Diante da Palavra de Deus, se ungiu com óleo, algo precisaria acontecer.
Onde o problema? No óleo ou em quem ungiu?

Resposta: Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
· Ofertas voluntárias: Sergio Luiz Brandão - Banco Itaú - Agência 0740 - Conta Corrente 12094-4
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br