BLUES TO THE LORD - CHURCH
...............................................
Voltando para casa ...
Estudos Bíblicos EvangélicosHome

Tamanho da letra:  Diminuir [-]  Aumentar [+]            Imprimir somente o texto   

1 Tessalonicenses

Corpo, alma e espírito. 1 Tessalonicenses 5:23

Introdução
O assunto possui entendimentos diferentes.
Uns, acreditam em duas partes, que corpo é uma parte, a parte física, e, o espírito e a alma é a outra parte, são a mesma coisa, a parte imaterial do homem.

Outros, acreditam em três partes distintas: corpo, alma e espírito.

Uns acreditam que o corpo se desfaz, outros, que o corpo será reconstituído na ressurreição ... enfim ... muitos e muitos livros com muitos entendimentos e, cada qual conforme sua base de fé ou ciência.

Fiz uma pesquisa através das referências bíblicas para interpretar cada expressão em seus versículos. São centenas de versículos bíblicos, mas, serão destacados apenas as passagens que trazem contexto relacionado à interpretação do assunto agora considerado.

A polêmica maior está na questão: alma e espírito.
Não confundir espírito (espírito do homem - letra inicial minúscula) com Espírito (letra inicial maiúscula - Espírito Santo, Espírito de Deus).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nos ensinamentos bíblicos, quais definições já existem para corpo, alma e espírito?
Em ensinamentos bíblicos temos duas definições distintas:
1 - Só existem duas partes: Deus formou o homem do pó da terra, essa é a parte material e, soprou o fôlego de vida, e ele passou a ser alma vivente, essa é a parte imaterial, ou, espiritual do homem.
2 - Existem três partes: Corpo, alma e espírito. Corpo é a parte material, física. Alma é a parte que o homem possui, juntamente com os seres irracionais, que subentende a compreensão, o entendimento e a emoção, terminando com a morte. Espírito seria a parte do homem que inclui a razão, a vontade e a consciência, e que possui imortalidade.

Para essas três partes, referenciam as bases em 1 Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12.

1 Tessalonicenses 5:23
" E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. "

Hebreus 4:12
" Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada aguda de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. "

Uma única interpretação real certamente existe, pois, o nosso Deus e Pai, não deixaria possibilidade de confusão na interpretação da sua Palavra. Quem defende que é importante as divergências e não se chega em interpretação real, é favorável em considerar a Bíblia um livro de opiniões da ciência teológica, por isso, as aberrações "opiniológicas" que levarão muitos à perdição eterna ...

Por isso ouvimos, certas blasfêmias em "opiniões" de ministérios chamados evangélicos, pregando e ensinando que um apóstolo Paulo, ou Pedro para os dias atuais estariam "desatualizados" ... "caretas" ... "sem conhecimento conforme os doutores teólogos ou as novas visões (igreja de visionários) das ondas apostólicas" ...

Se alguém ensina e prega baseado na Bíblia, prove e confirme através da Bíblia.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Destacando os versículos bíblicos com as expressões "espírito" e "alma" para o significado "vida".
Gênesis 6:17, diz:
" Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. "

Gênesis 7:15, diz:
" E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca. "

Gênesis 7:22, diz:
" Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. "

Aqui uma pausa ...
Vou para Gênesis 2:7, que diz:
" E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. "

Em Gênesis 2:7, na formação do homem, Deus sopra o fôlego da vida nas narinas do homem e esse passa a ser alma vivente.
Em Gênesis 7:22, no dilúvio, tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas morreu.

Interpretando:
Pergunta: Como se distingue, ou não, o espírito e a alma nessa situação:
Com o "|fôlego | de | espírito de vida |" o homem passa a ser "|alma | vivente |".
Expressão "vivente", significa: o que vive; tudo o que vive ou tem vida.

A expressão, "alma vivente", conforme o significado de "vivente", seria o mesmo que dizer: "alma que vive", "alma viva", "alma que tem vida". Essa alma prova sua "vida", prova sua existência, prova estar viva, pela manifestação no homem.

Se eu usar a expressão "alma", para dizer que significa "vida", conforme o texto acima, crio uma ambigüidade (ambigüidade = dic: falta de clareza das palavras ou expressões, que pode causar várias interpretações), pois, a frase que está na Bíblia diz que a "alma é vivente", ou seja, a alma vive, a alma tem vida, diferente de dizer que a alma é a própria vida. Quando digo que meu coração tem alegria e meu coração é alegria, são entendimentos diferentes.

Se a alma vive, ela está apresentando uma condicionante para ser viva, sendo assim, ela não poderia ser chamada de vida. É como se algo desse vida à alma, ou, que a alma depende de algo para ser viva, senão, seria simplesmente "alma", não permitindo o acréscimo do "vivente".

ENTRETANTO: se a expressão "vivente" tem sentido de dar entendimento à "manifestação da existência do homem" na terra, tipo, o "ser vivente", ou, "estar com vida", ou, "estar vivo", poderia aceitar a expressão "alma vivente". Mas, nas coisas da Bíblia não se admite e nem se valida ambigüidades.

Outros textos bíblicos para observar:
Gênesis 19:19, 20, diz:
" Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra.
Eis agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena: ora para ali me escaparei, para que a minha alma viva. "

2 Samuel 11:11, diz:
" E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe meu senhor e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. "

Se trouxer ao entendimento que, a expressão alma pode ser substituída pela expressão "vida", como interpretar o que já vimos acima: "Fôlego da vida" e "fôlego de espírito de vida"?

Mais versículos relacionados nessa questão:
1 Reis 17:21, 22 / Compare com Tiago 2:26 abaixo.
" Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: O Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. "

Jó 12:9 e 10, diz:
" Quem não entende por todas estas coisas que a mão do Senhor fez isto.
Que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana? "

Jó 34:14, diz:
" Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse de si o seu espírito e o seu fôlego. "

Isaías 26:9, diz:
" Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. "

Isaías 38:10, 11, ... 15, 16 ... (importatnte ler todo esse capítulo)
" Eu disse: Na tranqüilidade de meus dias ir-me-ei às portas da sepultura, já estou privado do resto de meus anos.
Eu disse: Já não verei mais ao Senhor na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo. ... Que direi? Como me prometeu assim o fez: assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. Senhor, com estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito; portanto, cura-me e faze-me viver ... "

Jeremias 10:14, diz:
" Todo o homem é embrutecido; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. "

Ezequiel 18:4, diz:
" Eis que todas as almas são minhas, como é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha, a alma que pecar, essa morrerá. "

Ezequiel 18:27, diz:
" Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida "

Zacarias 12:1, diz:
" Peso da palavra do Senhor sobre Israel: Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. "

Mateus 27:50, diz:
" E Jesus, clamando outra vez em grande voz, rendeu o espírito. "

Lucas 8:55, diz:
" E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. "

Lucas 23:46, diz:
" E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E havendo dito isto, expirou. "

Atos 7:59, diz:
" E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. "

Atos 20:9, 10, diz:
" E, quando um certo mancebo, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo, e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. "

1 Coríntios 15:45, diz:
" Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. "
(vivificante = dic: Reanimar, infundir nova vida a; alentar, animar, fecundar; dar atividade ou movimento a;)

Tiago 2:26, diz:
" Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. "

Apocalipse 11:11, diz:
" E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. "

Apocalipse 16:3, diz:
" E o segundo anjo derramou a sua salva no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. "

Com a expressão "alma vivente", apenas referências: Gênesis 1:20, 21, 24, 30; Gênesis 2:19; Gênesis 9:10, 12, 15, 16.

Gênesis 35:18, diz:
"E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim."

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Exemplo de traduções diferentes da Bíblia que podem alterar a interpretação:
Uma tradução diz:
Levítico 17:11
" Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. "

Outra tradução diz:
Levítico 17:11
" Porque a vida da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. "

Detalhe importante: quando se refere à expiação, somente se refere à "alma".

Existe diferença em dizer que algo " está " ou algo " è ". Acima está escrito que a "alma da carne está no sangue.
Agora, em Levítico 17:14, diz: " Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda a carne " É " o seu sangue; qualquer que comer será extirpado. "

Dizer que a " | alma da carne | está | no sangue | ", entende que o que dá vida à carne está no sangue.
Dizer que a " | alma da carne | é | o sangue | ", entende que a vida da carne é o sangue.

Onde a diferença? Na primeira, "a alma da carne está no sangue", dá a ambigüidade de que no sangue há algo que faça ele ser vivo. No segundo, "a alma da carne é o sangue", torna limitado em concluir que o sangue por si só é a vida da carne.

O motor fabricado para funcionar somente com gasolina, funcionará com qualquer outro tipo de líquido?
O que há no líquido? Há algo no líquido? Sim, certamente que há ...

ENTRETANTO: mesmo que haja sangue em um corpo humano, ele pode parar de viver. Por quê?
Mas, o sangue não está ali? Qual a razão para parar de viver?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

As emoções e os sentimentos estão: no espírito, na alma, ou nos dois?
Emoções e sentimentos na/da alma:
Gênesis 42:21, diz:
" Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós essa angústia. "

Juízes 10:16, diz:
" E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel. "

1 Samuel 2:33, diz:
" O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. "

2 Reis 4:27, diz:
" Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou. "

Jó 7:11, diz:
" Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. "

Jó 10:1, diz:
" A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. "

Salmos 88:3, diz:
" Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura. "

Mateus 26:38, diz:
" Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. "

João 12:27, diz:
" Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. "

Emoções e sentimentos no/do espírito:
Gênesis 6:17, diz:
" E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito. "

Gênesis 41:8, diz:
" E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse. "

Êxodo 6:9, diz:
" Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. "

Números 14:24, diz:
" Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá por herança. "

Deuteronômio 2:30, diz:
" Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor teu Deus endurecera o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração para todar na tua mão, como hoje se vê. "

1 Samuel 1:15, diz:
" Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. "

2 Samuel 17:8, diz:
" Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo. "

Jó 7:11, diz:
" Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. "

Salmo 34:18, diz:
" Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. "

Mais referências para espírito:
Salmos 51:10, 11, 12, 17; Salmos 77:3, 6; Salmos 142:3; Salmos 143:4, 7; Provérbios 15:4, 13; Provérbios 17:22; Provérbios 18:14; ...

Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas ao espírito: angústia, perturbação, tribulação, amargura, aflição, contrição, quebrantamento, desfalecimento, desmaio, depressão, fidelidade, impaciência, paciência, altivez, humildade, ira, ardor, justiça, erro, adivinhação, familiar, feitiçaria, profundo sono, mentira, tristeza, luxúria, prostituição, falsidade, impureza, pobres, imundo, mudo, alegria, demônio imundo, malignos, enfermidades, maus, fervoroso, escravidão, do mundo, mansidão, santidade, vivificante, fé, sabedoria, revelação, enganadores, fortaleza, amor, moderação, faccioso, anticristo, vida.

Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas à alma: vivente, vida, abençoar, angustiar, ligar com outra alma, enamorar, resgatar, expiar, pecar, afligir, atormentar, enfadar, enfastiar, desmaiar, amargurar, tristeza, amor, perturbação, humilhar, sarar, abatimento, sede, definhar, desfalecer, louvar, desejar, desnudar, generosidade, deleitar, indolência, odiar, chorar, repugnar, cansar, lembrar, orgulho, inconstância, justa.

Uma pausa ...
O que podemos entender até aqui: Comparando as passagens bíblicas que apresentam as expressões "alma e espírito", enfatizando o aspecto do sentimento e emoção, ambas apresentam textos com mesmo entendimento. Encontramos texto com alma angustiada e texto com espírito angustiado; texto com aflição na alma e aflição no espírito ..., impossibilitando uma distinção natural, conforme o que está escrito.

Convém ressaltar que, os tradutores, sobre esse aspecto do real significado das expressões, conheceram que isso geraria ambigüidade.

Se algo tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito são a mesma coisa, então, torna aleatório dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.

Se não tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito não são a mesma coisa, então, não permite dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.

Cria-se um campo confuso, pois, aqueles que defendem que alma e espírito são a mesma coisa, nessas passagens apresentadas até agora, podem se fortalecer, MAS, em outros detalhes, essa certeza se desfaz.

Aqueles que defendem que alma e espírito são distintos, nesse aspecto apresentado até este momento, se enfraquecem, mas, em outros detalhes ainda não apresentados, se fortalecem.

Não é possível, também, definir para a expressão "vida", uma correspondência somente à alma ou somente ao espírito, conforme os textos bíblicos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Se há diferenças entre alma e espírito, onde ocorrem?
Deus concede que o homem receba "espíritos" que capacitem para algo ou tragam algum conhecimento específico. Quando a Bíblia fala em "dons", está, também, se referindo à espíritos.

Durante a leitura esse entendimento será manifestado.
Êxodo 28:3, diz:
" Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do Espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal "

Êxodo 31:3, diz:
" E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor. "

Números 11:17, diz:
" Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do (e)spírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho. "

Na Bíblia, está escrito com "e" minúsculo, mas, pelo contexto, esse "e" deve ser "E", pois está falando do Espírito de Deus.
No texto acima Deus fala para Moisés que tirará do Espírito que está sobre/em Moisés.
Moisés é ungido e tem dons de Deus. Esses dons que são dádivas, que dão capacitações, ou talentos, ou poderes divinos, são virtudes espirituais. Esses que receberam do mesmo Espírito que estava sobre Moisés, quando repousou sobre eles o Espírito, diz nos versículos 25 e 26 seguintes, que eles "profetizavam". Quem profetiza somente o faz pelo Espírito de Deus, que é o caso aqui.

Deuteronômio 34:9, diz:
" E Josué, filho de Num, foi cheio do (e)spírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés. "

Sendo a sabedoria um Dom do Espírito Santo, um Dom de Deus, esse Dom é divino e é Deus quem fala pelo seu Espírito.
Exemplo do dom da cura, quem cura é o próprio Deus, pelo dom concedido.
Deus nos dá do seu Espírito Santo, e, pelo mesmo Espírito Santo, acrescenta capacitações e poderes para a edificação da igreja.

A "sabedoria" que Moisés e Josué receberam não se iguala à sabedoria humana, da parte do homem, conforme o apóstolo Paulo explica em 1 Coríntios 2 (ler).

Isaías 11:2, diz:
" E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor ao Senhor. "

Isaías 59:21, diz:
" Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: O meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre. "

Isaías 61:1, diz:
" O Espírito do SENHOR DEUS está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. "

Atos 6:10, diz:
" E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. "

Atos 8:18, diz:
" E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. "

Atos 20:28, diz:
" Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. "

1 Coríntios 12:4, 7, 8, 9, 10, 11 ...
" Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria, e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé;; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas;
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. ... "

Efésios 6:17, diz:
" Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. "

2 Timóteo 1:17, diz:
" Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. "

Tiago 4:5, diz:
" Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? "

Entendemos, pela Palavra de Deus, que Deus concede aos homens capacidades, dons, poder, que são do próprio Espírito Santo, manifestando conforme assim quer.

Nessa parte não há a inclusão da expressão "alma".

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os espíritos malignos.
Levítico 20:27, diz:
" Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá, serão apedrejados, o seu sangue será sobre eles. "

Deuteronômio 18:11, diz:
" Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte a mortos. "

Juízes 9:23, diz:
" Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque. "

1 Samuel 16:16, 23, diz:
" Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. "

1 Samuel 28:7, 8, diz:
" Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. "
(Obs: Neste site há uma exposição sobre esse assunto na seção das Perguntas e Respostas.)

1 Reis 22:21, 22, diz:
" Então saiu um espírito e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. "

Isaías 8:19, diz:
" Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram; porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? "

Isaías 19:3, diz:
" E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. "

Oséias 4:12, diz:
" O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus. "

Oséias 5:4, diz:
" Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao Senhor. "

Miquéias 2:11, diz:
" Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo. "

Zacarias 13:2, diz:
" E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza. "

Mateus 10:1, diz:
" E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda enfermidade e todo o mal. "

Mateus 12:43, 45, diz:
" E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então vai,e leva consigo outroa sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim será também a esta geração má. "

Marcos 1:26, diz:
" Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamado com grande voz, saiu dele. "

Marcos 9:25, diz:
" E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: espírito mudo e surdo, eu te ordeno, sai dele e não entre mais nele. "

Lucas 8:2, diz:
" E as mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades, Maria chamada Madalena, da qual saíram sete demônios. "

Lucas 13:11, diz:
" E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. "

Atos 8:7, diz:
" Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz, e muitos paralíticos e coxos eram curados. "

Atos 16:16, 17, 18, diz:
" E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. "

Atos 19:15, diz:
" Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço Jesus, e bem sei quem é Paulo, mas vós quem sois? "

Romanos 8:15, diz:
" Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba Pai. "
(Obs: espírito de escravidão é o espírito da Lei do Velho Testamento: dízimos, guardar dia de sábado ...)

2 Coríntios 11:4, diz:
" Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. "

Efésios 2:2, diz:
" Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. "

1 Timóteo 4:1, diz:
" Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. "

1 João 4:1, 2, 3, 6, diz:
" Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. "

Apocalipse 16:13, 14, diz:
" E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios, os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. "

Nessa parte sobre os espíritos malignos, fica determinado que são seres espirituais com poderes para finalidades malignas diversas: enfermidades, tormentos, mentiras, convencimento para o engano, prostituição, escravização, adivinhação, feitiçaria, etc.

Nessa parte não há a inclusão da expressão "alma".

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando o homem morre, o que acontece? Eclesiastes 12:7, diz:
" E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. "

Mateus 10:28, diz:
" E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. "

Tiago 2:26, diz:
" Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. "

Apocalipse 6:9, diz:
" E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. "

Apocalipse 20:4, diz:
" E vi tronos, e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. "

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

E as crianças? Quando uma criança morre ela é salva?
Evangelho de Marcos, capítulo 10:13-16, diz:
" E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam;
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.
E tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou. "

Quando Jesus olhou para as crianças, ele via nós mesmos, independente das idades.

Mateus 11:25 em diante, diz:
" Naquele tempo, respondendo Jesus disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos .... "

Lucas 10:21, diz:
" Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da terra. que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas, assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. "

Mas, quanto às crianças, pelo natural e espiritual, temos assim:

Toda crança nascida de pais santos, são santos, pois a semente é santa.
Por isso que: uma criança nascida de pais crentes deve ser batizada nas águas, (não comparando ao catolicismo romano), pois, o batismo nas águas é o ato de consagrar o filho de Deus e para Deus, pois, todo aquele que nasce dentro da nação de Deus, JÁ É DE DEUS. É o significado pela interpretação revelada do ato da circuncisão praticada no Velho Testamento.

São as Sombras das Coisas Futuras.

Uma criança de 8 dias poderia decidir se queria ser ou não circuncidada, ou, seus pais decidiriam por ela?
A circuncisão é o ato de separação, consagração daquele que pertence a Deus. Nascendo, hoje, dentro do Corpo de Cristo, nascendo de santos, é santo, compreende?

Da mesma forma, no Velho Testamento, se algum que não pertencesse a Israel quisesse andar e ficar dentro da nação de Israel, um estrangeiro, era obrigatório circuncidar, senão, não podia ficar no meio do povo, hoje isso é a fé em Cristo e o batismo nas águas.

Por isso todo o Velho Testamento tem a interpretação das Sombras das Coisas Futuras.
Não a interpretação da letra natural, mas a revelação que está embutida, guardada, encoberta e reservada nas Escrituras para nós hoje.

Atente agora para o ensino do apóstolo Paulo em 1 Coríntios:
1 Coríntios 7:13, 14 ...
" E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido, doutra sorte os vossos filhos seriam imundos, mas agora são santos. "

Assunto e revelação séria que o apóstolo Paulo ensina e esclarece, mas, tristemente, nos dias atuais, não são de interesse essas coisas, estão mudando os apóstolos do Cordeiro e seus ensinos por outros mais "adequados", para perdição.

O apóstolo Paulo está trazendo ao entendimento que, se os pais de uma criança não são santos, a criança é imunda, ou seja, não tem parte com Deus. Entretanto, se um dos cônjuges é santo, a criança é santa. O cônjuge que não é santo, é santificado pelo que é, gerando assim um filho santo e não imundo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Conclusão parcial:
Quando morremos, o corpo carnal, volta ao pó e é consumido, pois, a natureza terrena pertence à esta terra e dela é retirada, conforme diz a Palavra de Deus.

Evangelho de Lucas, capítulo 9, versículo 28 em diante, narra o momento da "transfiguração" de Jesus, apresentando-se Moisés e Elias, com corpos glorificados, corpos espirituais gloriosos e essa glória é o Espírito de Deus, a Vida de Deus manifestada.

Nesse corpo não há carne. Esse é o corpo que teremos se perseverarmos até fim na fé e amor em Cristo.
Diz a Palavra que seremos como os anjos no céu.

Evangelho de Lucas 20:33 ... 36, diz:
" Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? (...) Porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. "

Aqui já temos respostas: O corpo é glorioso e, filho de Deus, SALVO, não pode morrer e nem é submetido a juízo, senão, o céu não seria o lugar para esperar julgamento. Compreende?

Ainda, em João 11:24 em diante, diz:
" Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do ÚLTIMO DIA; Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ; E TODO AQUELE QUE VIVE, E CRÊ EM MIM, NUNCA MORRERÁ. CRÊS TU? "

Aqui tem dois tempos:
Tempo 1: Os que estavam mortos e creram são os que morreram crendo na vinda do Messias e dormiram. São os do tempo antes de Cristo, que creram na promessa do Salvador.
Esses são os que, naquele momento em que Jesus proferiu as palavras, estavam mortos e ressuscitariam juntamente com Cristo, no momento da sua ressurreição.

Tempo 2: Os demais, aqueles que vivem e crêem, são os "a partir de Cristo", que recebem o Espírito Santo, o selo da promessa e vida, que jamais conhecerão a morte, pois, aquele que tem a Vida em si, não pode mais morrer.

Mas aqui é necessário discernir diante da Palavra de Deus, pois, quem tem o verdadeiro Evangelho e o verdadeiro Espírito Santo, pois, não podemos esquecer do que Jesus diz em Mateus 7:21 em diante ...

E mais: Já estamos no ÚLTIMO (LONGO) DIA.
(Os tempos de Deus são mistérios, não é contar como se conta o tempo natural.)

Na introdução ao estudo, não fica em evidência se é alma ou espírito que separa do corpo na morte, pois, na Bíblia as passagens mostram as duas possibilidades.

Mas isso certamente virá na complementação do estudo, pois aqui depende de Deus revelar, porque, inclusive nas traduções da Bíblia há expressões que são divergentes ou ambíguas, que somente com interpretação revelada são manifestados os erros. Exemplo do caso de Mateus 28:19 que é um texto "ajustado" para satisfazer os interesses da doutrina da Trindade, que é um engano. (tem estudo específico neste site)

Então, o corpo carnal, natural, ele é destruído e encerra por aqui mesmo, neste mundo.
O que Deus toma para si é o que é incorruptível e santificado, pela graça que recebemos em Jesus Cristo.

21.12.2015 - Acréscimo ao estudo:
Estive relendo o texto da exposição e, durante a releitura, veio algo novo, que entendo ir mais além ...

Alma é a existência, é o existir, ou seja, a existência em sentido amplo. Essa existência terá vida através do espírito.

Exemplo: Quando diz que Deus soprou o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente, seria dizer que, esse fôlego é o espírito e, dá existência viva ao homem, que era sem vida, só corpo, que somente após o sopro, passou ter vida.

Lendo todos os textos com a expressão "alma" vejo esse sentido.

Por isso, também, os textos da Palavra falam, das mesmas circunstâncias, usando as expressões ou alma ou espírito, como se fossem uma mesma coisa.

Falar "minha alma está abatida" ou "meu espírito está abatido" significam a mesma coisa, sendo que, alma, traz o aspecto da existência do ser e essa existência do ser é dada pelo espírito. Mas, contudo, quando são usadas em situações ou circunstâncias diversas, usa-se o termo genérico e amplo "alma" ou o específico "espírito".

O Senhor na cruz disse: "Pai, entrego o meu espírito".

Este estudo aguardará revisão e conclusão.

Sergio Luiz Brandão

· Estudos Bíblicos Evangélicos - Apresentação
· Estudos Bíblicos Evangélicos - Índice
· Livros Online - Estudos Bíblicos Evangélicos
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Relevantes
· Mensagens Bíblicas Evangélicas - Áudio
· Falsas Doutrinas Evangélicas
· Perguntas e Respostas Bíblicas Evangélicas
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Deus Pai tem uma Lágrima
· História "BLUES TO THE LORD - CHURCH"
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Eu Não Sou Mais Presbítero
· Formulário - Contato
· Receber Informativos
· Formulário - Indicar Site
· Cancelar Recebimento de Informativo
· Política de Privacidade
· Ofertas voluntárias: Sergio Luiz Brandão - Banco Itaú - Agência 0740 - Conta Corrente 12094-4
BLUES TO THE LORD - CHURCH - Brasil - São Paulo - Site Evangélico - 2004 ...
www.blues.lord.nom.br